24 de dezembro de 2015

RN VAI INSTALAR SALA DE MONITORAMENTO DE FOCOS DO AEDES AEGYPTI

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) instala, a partir da próxima semana, a chamada sala de monitoramento de focos do Aedes aegypti. A sala conta com a participação, além da Sesap, de outros órgãos da administração pública estadual como Secretaria de Ação Social, Secretaria de Educação, Polícia Militar e Defesa Civil.
 
A sala funcionará no 7º andar da sede da Sesap, em Natal, e contará com computadores e um  monitor que receberá informações e também imagens de possíveis focos do Aedes aegypti liberadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Essas imagens serão feitas só na capital potiguar, onde o Ciosp atua.
As informações foram passadas nesta quarta-feira (23) pela coordenadora de Promoção a Saúde, Cláudia Frederico. Segundo ela, a Segurança Pública ficou de resgatar ainda o número 153, usado para denúncias ao Ciosp durante a Copa do Mundo, para facilitar possíveis denúncias de focos do mosquito transmissor de doenças como a dengue e o zika vírus por parte da população. "Um número com apenas três dígitos de fácil assimilação", disse Cláudia Frederico.
 
De acordo com a coordenadora de Promoção a Saúde da Sesap, a sala de monitoramento funcionará como uma espécie de eixo número 1 das ações de combate ao Aedes aegypti, ressaltando que paralelo a esse trabalho o Gabinete Civil do Governo do Estado estará em permanente sintonia com a Sala de Monitoramento promovendo reuniões periódicas com o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, e toda a equipe que atuará na Sala.
 
Outra informação passada por Cláudia Frederico é que os agentes de endemia junto com homens das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha) começam a fazer o trabalho de campo em todo o Estado a partir do dia 4 de janeiro. As Forças Armadas vão disponibilizar um total de 450 homens para atuar em conjunto com os agentes de endemias. Serão dois soldados para cada agente endêmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA! ACIDENTE ENTRE VAN DE ESTUDANTES E TRATOR DEIXA MORTOS NO SERTÃO DA PB

Um acidente entre uma van, que transportava estudantes, e um trator, na noite desta segunda-feira (22), deixou ao menos duas pessoas mortas,...