21 de dezembro de 2015

GOVERNADOR REABRE O CEDUC PITIMBU TOTALMENTE REESTRUTURADO

Novos alojamentos, escola, área de lazer, refeitório, banheiros e outros equipamentos fazem parte da reestruturação do Ceduc Pitimbu, que foi reaberto nesta segunda-feira,  (21), pela manhã pelo governador Robinson Faria, e inaugura uma nova fase no atendimento do Estado no que diz respeito ao acolhimento de adolescentes em conflito com a Justiça. Fechado há quase três anos, após interdição da Justiça, o Ceduc Pitimbu, que é gerido pela Fundação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Fundac), ligada à Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) passou por uma reestruturação física esse ano, com investimentos na ordem de R$ 4,5 milhões.

 
 
Mas não foi só isso. Além das medidas para garantir um acolhimento digno e que assegure a ressocialização de adolescentes internos, a unidade ganhou também uma reestruturação no atendimento – que será mais humanizado para os primeiros 10 internos que ocuparão a partir desta terça-feira, (22) o Ceduc -, com contratação de 40 novos agentes educacionais que vão trabalhar com os adolescentes internos, além da criação do Plano Estadual de Atendimento Sócio-Educativo, que segue diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
 
As evidências de nossas palavras se concretizam em momentos como esse em que reabrimos o Ceduc Pitimbu, depois de fazermos um trabalho ouvindo e respeitando as decisões da Justiça e opiniões de outros agentes como os técnicos e servidores da Sethas e Fundac e também a sociedade civil organizada. O Ceduc era um exemplo negativo que conspirava contra a história do nosso Estado. Hoje estamos inaugurando uma parceria pedagógica e cidadã com o Poder Judiciário, que o tempo todo trabalhou em conjunto conosco. Queremos que esse lugar seja realmente um espaço de ressocialização e que quando o adolescente sair daqui, que ele possa sair com outras perspectivas”, disse o governador em seu discurso, pouco antes de entregar aos participantes da mesa, o Plano Estadual de Atendimento Sócio-Educativo.

 
 
O governador Robinson Faria foi elogiado pelo compromisso em reabrir o Ceduc Pitimbu, respeitando a interdição judicial e seguindo as diretrizes nacionais, por profissionais como o juiz Homero Lechner, responsável pela 3ª Vara da Infância e Juventude de Natal e quem fez a intervenção; o promotor Marcus Aurélio de Freitas, da Coordenadoria das Promotorias de Defesa da Criança e do Adolescente, bem como a presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Tomázia Isabel Fernandes. O trabalho da interventora Kalina Leite, atual secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) também foi bastante lembrado pelas agentes públicos que compuseram a mesa.
 
Acompanharam Robinson Faria na reabertura do Ceduc Pitimbu, a secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Julianne Faria e a secretária da Juventude (Sejuv), Divaneide Basilio. Estavam presentes também ao evento, a secretária da Mulher, Tereza Freire e o secretário de Relações Institucionais, Hudson Brito.

 
 
De acordo com o diretor presidente da Fundac, Ricardo Cabral, a reabertura será gradual. “Restabelecer o atendimento no Ceduc é fundamental para as políticas de ressocialização dos adolescentes infratores executadas pelo Governo. Nosso objetivo é atender todos os requisitos para dar o acolhimento adequado e com perspectivas de reinserção desses jovens ao convívio com a sociedade”, disse.

A capacidade máxima do Ceduc Pitimbu é de 36 vagas. O Ceduc Pitimbu 2, cuja construção foi feita ao lado do Ceduc 1, já está pronta e a previsão é que em 2016 mais 36 novas vagas sejam abertas, totalizando 72 vagas para acolher adolescentes em conflito com a Lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...