22 de outubro de 2015

HOMENAGEM AOS GRUPOS DE APOIO ÀS MULHERES COM CÂNCER DE MAMA MARCA OUTUBRO ROSA

Dentro das ações da campanha Outubro Rosa, a deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) realizou na manhã desta quinta-feira (22), uma sessão solene em homenagem a três grupos de apoio às mulheres com câncer de mama que atuam em Natal. Na sessão, ocorrida no plenário Clóvis Motta, da Assembleia Legislativa, foram homenageadas, pela atuação solidária, 10 voluntárias e fundadoras do Grupo Reviver, Grupo Despertar e da Rede Feminina Contra o Câncer.

Solene em homenagem aos grupos de apoio às mulheres com  câncer_Aline Bezerra (3)

A deputada citou em seu discurso, os dados alarmantes de câncer de mama estimados para o Rio Grande do Norte este ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 660 novos casos devem ser registrados, sendo um terço dessas ocorrências em Natal. Além disso, mais de 50% dos casos serão diagnosticados em estágio avançado.

Diante de estatísticas alarmantes, Cristiane Dantas destacou a importância do trabalho voluntário realizado pelos grupos. “O trabalho realizado por esses grupos e voluntárias reforça a solidariedade social e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana. Louvar o trabalho da Rede Feminina, do Grupo Despertar e do Grupo Reviver, é reconhecer a importante necessidade de levar informação sobre a doença a um número maior de pessoas, de forma clara e simples”, enfatizou a parlamentar.

 Solene em homenagem aos grupos de apoio às mulheres com  câncer_Aline Bezerra (2)

A presidente do Grupo Reviver, Ana Tereza Fuíza Mota, agradeceu a honraria em nome de todas as homenageadas. Além de destacar a atuação dos grupos, Ana Tereza fez um apelo à Assembleia Legislativa e ao poder público para liberar as emendas parlamentares destinadas ao Grupo Reviver. “Esses recursos irão permitir a continuidade da realização das mamografias gratuitas em nossa Unidade Móvel. Até o fim deste mês realizaremos 2.500 exames e a procura ainda é grande”, disse ela.

Foram homenageadas, pela Rede Feminina as voluntárias Raquel Maria de Medeiros, Núbia Costa Cardoso e Hilma Maria Timeni; pelo grupo Despertar, Terezinha de Brito Medeiros, Gilvanete Guedes de Carvalho e Maria Elenir Bezerra Mesquita; e pelo grupo Reviver, Ana Tereza Fiúza da Mota, Maria Mônica Ribeiro Dantas Bezerra, Luanda Galvão de Araújo Nunes e a médica imaginologista, Dra. Uianê Câmara Pinto Azevedo.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, conduziu a solenidade prestigiada pela secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Natal, Aparecida França, entre outras autoridades.

Após o encerramento da Sessão Solene, a deputada Cristiane Dantas, juntamente com as homenageadas, prestigiou a abertura da exposição fotográfica “Mulheres de Peito: um novo retrato”, da fotógrafa Kalina Veloso, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa. A exposição traz 10 fotografias que retratam a beleza de mulheres diagnosticadas com câncer e, durante o tratamento, passaram pela mastectomia, que é a retirada da mama.

Essas mulheres fazem parte do Grupo Despertar e são exemplos de superação. Apesar de tudo o que enfrentaram, elas mostram a alegria de viver e de poder recomeçar, como é caso de Katherine. Ela teve câncer aos 27 anos, retirou uma mama e hoje, aos 32 anos, está grávida”, destacou a fotógrafa Kalina Veloso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMISSÃO DA CÂMARA DOS EUA APONTA ‘CAMPANHA DE CENSURA NO BRASIL’

A Comissão de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, equivalente à CCJ da Câmara brasileira, divulgou nesta quar...