12 de outubro de 2015

CHUVA TIRA FAMÍLIAS DE CASA EM NO SUL DO BRASIL

Cerca de 800 pessoas tiveram de sair de casa na região das ilhas de Porto Alegre devido à chuva que atinge a capital gaúcha. No começo da noite deste domingo (11), mais de 400 pessoas estavam em abrigos públicos enquanto outras 400 eram retiradas de suas casas, segundo a prefeitura. Em meio ao aumento no número de afetados, órgãos municipais se reuniram para definir as ações que serão realizadas para enfrentar os alagamentos.

Água acumulada na Zona Norte de Porto Alegre (Foto: Tironi Paz Ortiz/divulgação)

Entre os 410 desabrigados, 200 estão no Ginásio Tesourinha, 50 em uma igreja na Ilha do Pavão, 80 em centros comunitários na Ilha das Flores e 80 na sede do Centro Administrativo Regional, além de vários animais que também foram resgatados pela Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) da capital gaúcha. A prefeitura procura por um local no bairro Humaitá para abrigar os moradores que não querem deixar a Zona Norte da cidade. Doações podem ser entregues diretamente no Tesourinha.

Ginásio Tesourinha recebe cerca de 300 desabrigados em Porto Alegre (Foto: Luciano Lanes / PMPA)

Durante a tarde, funcionários do Departamento de Água e Esgotos (DEP) realizaram uma operação especial para fechar as comportas do muro do Cais Mauá, no Centro de Porto Alegre. O objetivo é evitar um alagamento na cidade, já que o nível do Guaíba oscila entre 2,78m e 2,80m, a maior marca desde 1967.

Rodoviária ficou alagada devido a falha na casa de bombas em Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)

Entre as 14 comportas, funcionários do órgão fecharam 13. Somente a comporta principal, do Centro, permaneceu aberta.

A prefeitura também manifesta preocupação com os afluentes. O principal é o Rio Jacuí, que responde por 85% do volume que deságua no Guaíba. O Metroclima, sistema municipal de previsão do tempo, estima que a chuva dos próximos dias não deve causar impacto na enchente. Ainda assim, as equipes da prefeitura seguem em alerta.

Entre as 18 casas de bombas, apenas uma passa por manutenção. O equipamento localizado na Avenida da Legalidade foi desligado, o que deveria fechar a comporta, impedindo que a água do Guaíba chegue à cidade. No entanto, a comporta permaneceu aberta, e a água invadiu a Rodoviária da cidade.

Pelo menos 15 lojas da estação foram fechadas. A água chegou a 30cm de altura no trecho mais baixo. O corredor principal de acesso aos ônibus está interditado desde as 11h e não há previsão de ser liberado. Os passageiros foram orientados a acessar a parte lateral. Nenhum horário de saída ou chegada foi cancelado.

A chuva ainda causa impacto no trânsito. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza bloqueios no acesso à Avenida da Legalidade pelo cruzamento entre a Rua Voluntários da Pária e a Avenida Cairú. Agentes também monitoram a Avenida Assis Brasil, no limite com Cachoeirinha, na Zona Norte, devido ao nível do Rio Gravataí.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...