28 de março de 2015

ASSEMBLEIA CIDADÃ ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PELE

Conscientizar a população e alertar sobre a prevenção ao câncer de pele. Estes são os principais objetivos da primeira edição da Assembleia Cidadã 2015, que aconteceu na manhã deste sábado (28), próximo à estátua de Iemanjá, na Praia do Meio. Foram distribuídos mais de 300 kits à população com orientações educativas no local. O evento aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, Dia 8 de abril.


"A Assembleia Legislativa sai do prédio e vai de encontro às pessoas, mostrando a preocupação da Casa com a população. Vamos dar continuidade a ações como essa que trata de um assunto tão importante como a prevenção ao câncer", disse o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB).

A ação disponibilizou ainda uma tenda com um especialista em dermatologia. O médico João Gomes atendeu à população que apresentava algum sintoma de doenças de pele. “Foram detectadas pelo menos 90 lesões pré-cancerígenas e pelo menos um caso confirmado de câncer de pele. Nesse caso, as pessoas são orientadas a procurar um centro especializado em atendimento”, disse o dermatologista.

Natal é a cidade com maior incidência de radiação ultravioleta. Na América Latina, só perde para La Paz. “Diante deste cenário, nosso objetivo é levar às pessoas o maior número de informações possíveis para que elas se conscientizem sobre os riscos de se expor ao sol indevidamente”, disse Magaly Cristina, coordenadora do projeto Assembleia Cidadã.


A dona de casa Janeide da Silva saiu de casa para praia com as netas sem passar o protetor solar, mas ao passar na tenda da Assembleia Cidadã logo teve consciência do perigo e corrigiu o erro. “Vi que eu estava errada, fui orientada e ganhei um protetor solar. Já estou passando nas minhas netas”, disse Janeide.


Sônia Gouveia também estava na praia e foi orientada sobre os riscos para quem não se protege dos raios solares. “O sol está muito quente e é preciso usar sempre o protetor solar. Agora não saio de casa sem ele”, disse Sônia.


Durante a ação, foram distribuídos panfletos educativos, kits com boné e protetores solares, além de atividades recreativas para todos os banhistas. Como atividades físicas, foram disponibilizados 'slacklines', alongamento com faixas elásticas, atividade funcional, circuitos com bola e frescobol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍCIA CIVIL DO RN ELUCIDA CRIME E PRENDE SUSPEITO DE MATAR PSICÓLOGA NO INTERIOR DO RN

Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia de Assú (97ª DP), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Investiga...