9 de setembro de 2014

GOVERNADORA PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DO INSTITUTO METRÓPOLE DIGITAL NA UFRN

A Governadora Rosalba Ciarlini participou, na manhã desta segunda-feira (08), da cerimônia de inauguração do Instituto Metrópole Digital (IMD) no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Também participaram do evento os Ministros da Educação, Henrique Paim; da Ciência e Tecnologia, Clélio Campolina Diniz; e da Previdência Social, Garibaldi Alves.

Metrópole Digital UFRN foto Ivanizio Ramos 2

O Instituto foi criado com o objetivo de fomentar a estruturação de um pólo de Tecnologia da Informação, e abriga departamentos na área de Pesquisa, Inovação e Incubação de Empresas. O Ministro da Educação, Henrique Paim, garantiu que este é um projeto de sucesso, e que é possível realizar uma expansão nas Universidades Federais do Brasil com qualidade. “Esse instituto vai ser uma referência para as outras instituições de educação do país por mostrar que nós podemos aliar pesquisa e processo produtivo” garantiu.

Metrópole Digital UFRN foto Ivanizio Ramos 19

Com recursos advindos do Ministério da Ciência e Tecnologia, foram construídos o Centro Integrado de Vocação Tecnológica (CIVT) e o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (NPITI), que custaram um total de R$ 19.432.756,18. Sobre os investimentos, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Clélio Campolina garantiu que os brasileiros ainda verão muitos resultados do que está sendo feito agora nos próximos anos. “A educação, junto com a ciência e a tecnologia é a combinação perfeita para o desenvolvimento econômico do país”, afirmou.

Metrópole Digital UFRN foto Ivanizio Ramos 27

O Diretor do IMD, Ivonildo Rêgo, lembrou que a missão do Instituto é tornar o Rio Grande do Norte uma referência em Tecnologia da Informação. E um dos principais projetos que devem tornar essa missão possível é a Rede Giga Metrópole, que busca interligar 650 escolas da Rede Pública da Grande Natal com banda larga, através de uma rede de 450 km de fibra ótica. Ivonildo agradeceu a parceria do Governo do Estado na execução do projeto, e garantiu que esse é um “salto sem precedentes para as escolas da Grande Natal”.

A Governadora Rosalba Ciarlini declarou seu apoio ao Giga Metrópole, e lançou um desafio aos Ministros presentes “Seria maravilhoso se pudéssemos ter o Metrópole RN, para beneficiar não só as escolas de Natal, mas também de todo o interior do estado”, enfatizou.

A Chefe do Executivo Estadual parabenizou, ainda, as iniciativas desenvolvidas pelo IMD e lembrou do apoio que o Governo do Estado tem dado a diversos projetos na área de educação, como o Instituto Internacional de Física e os Centros Tecnológicos do Sal e da Mineração. “Nós estamos no caminho certo. Tudo o que está sendo e será feito é para o Rio Grande do Norte, para que o povo possa ter cada vez mais orgulho dessa terra”, declarou.

Ao final da cerimônia, a Governadora Rosalba Ciarlini teve a oportunidade, ainda, de assistir a demonstração de um exoesqueleto produzido por alunos e professores do Instituto Mídia Digital. O equipamento é um tipo de estrutura robótica que auxilia paraplégicos a se movimentarem sem a ajuda de cadeiras de roda.

No evento estiveram presentes a reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, as Secretárias de Educação do Estado e do Município de Natal Betânia Ramalho e Justina Iva, o Secretário de Educação do MEC, Paulo Speller, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTIDADES CRITICAM LULA POR NÃO CONDENAR ATAQUES DO IRÃ

A decisão do governo Lula de não condenar os ataques do Irã contra Israel, iniciados neste sábado (13), foi criticada por entidades judaicas...