6 de dezembro de 2013

FUNERAL DE NELSON MANDELA DEVE DURAR 12 DIAS, DIZ JORNAL

downloadO funeral do líder sul-africano Nelson Mandela, que morreu nesta quinta-feira (5) aos 95 anos em Pretória, deve durar 12 dias, segundo reportagem divulgada no site do jornal “The Guardian”. A publicação teve acesso a documento do Governo da África do Sul que estabelece o calendário provisório das cerimônias fúnebres, durante 12 dias a partir do momento da morte.


Elaborados há mais de um ano, os papéis fornecem uma planejamento preliminar e uma visão de como as autoridades estão se preparando para um momento histórico único, destaca a reportagem.


Na quinta-feira (5), o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, disse “ao nosso amado Madiba será concedido um funeral com honras de chefe de estado”.


Segundo o jornal, o funeral deve entrar para a história como um dos maiores eventos já realizados no continente. A organização necessária para prepará-lo tem sido comparada à abertura e encerramento da Copa do Mundo de 2010, a uma posse presidencial e a uma coroação, todas juntas.


O evento deve rivalizar com o funeral do Papa João Paulo II, em 2005, que contou com a presença de cinco reis, seis rainhas, 70 presidentes e primeiros-ministros, além de 2 milhões de fiéis. O equivalente britânico mais próximo pode ter sido o enterro do chefe de estado Winston Churchill, em 1965, assinala o “Guardian”.

São esperados todos os ex-presidentes americanos ainda vivos, chefes de estado de todos os lugares do mundo e celebridades que se consideravam próximas a Mandela. A presidente Dilma Roussef deve participar do funeral.


De acordo com o jornal, tamanho evento necessitará de um planejamento sem precedentes na África do Sul, no momento em que o país está mergulhado no luto pela perda de seu maior líder.

Um comentário:

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...