15 de setembro de 2013

MÉDICOS FORMADOS NO EXTERIOR CHEGAM AOS ESTADOS ONDE ATUARÃO

Os médicos formados no exterior participantes do programa Mais Médicos continuam a chegar neste domingo (15) aos estados em que vão trabalhar. Os profissionais já estavam no país, e agora estudarão os sistemas de saúde locais onde vão atuar.

Os profissionais chegaram ao Brasil no último final de semana de agosto e passaram por três semanas de avaliação em oito capitais até a última sexta (13). Nesta segunda etapa, eles estão sendo remanejados para todos os estados. Os médicos que já estavam em SP, RJ e DF permanecerão nestes locais.

O programa Mais Médicos foi lançado pela presidente Dilma Rousseff (PT), no dia 8 de julho, para ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades e, assim, melhorar o atendimento aos usuários do SUS. Os médicos do programa vão receber uma bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo e farão especialização em Atenção Básica.

Médicos estrangeiros no Acre (Foto: Rayssa Natani/ G1)

Acre
Vindos de Cuba, Venezuela e Espanha, dez novos médicos contratados por meio do 'Programa Mais Médicos', do Governo Federal, chegaram ao Acre na tarde deste sábado para trabalhar no estado. Cinco profissionais atuarão em Rio Branco e os outros cinco devem se deslocar para o interior. Pelo menos três médicos vão para o interior compor o quadro de saúde indígena no Purus e Juruá.

De acordo com a secretária Estadual de Saúde, Suely Melo, a vinda destes médicos representa, principalmente, o fortalecimento da atenção básica. "A atenção primária deverá ser resolutiva para 80% dos casos de saúde”.

Os 15 profissionais desembarcaram hoje e seguirão paa um período de acolhimento.  (Foto: Rivângela Gomes/G1)No estado de Alagoas, chegaram quatro médicas cubanas no sábado e outros 15 médicos com diploma estrangeiro neste domingo.

Entre os 15 médicos que chegaram na manhã deste domingo, muitos têm experiência em missões internacionais e esperam contribuir para a elevação dos índices da saúde do estado. A previsão é de que eles comecem a trabalhar no início do mês de outubro.

No sábado, as profissionais desembarcaram no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, no início da tarde. Outros 17 médicos devem chegar ao Estado para atuar em 11 municípios do Agreste e Sertão alagoano. A previsão é de que eles comecem a trabalhar no inicio do mês de outubro.

Para que os médicos possam atuar no estado, é preciso aprovação do Conselho Regional de Medicina (CRM) de Alagoas. Segundo a apoiadora do Ministério da Saúde no esatdo, Sônia Moura, a documentação dos médicos será enviada na terca-feira (17) ao CRM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...