18 de julho de 2013

CAICÓ ATINGE META DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE

A cidade de Caicó atingiu a meta preconizada pelo Ministério de Saúde da vacinação contra a poliomielite. Foram vacinadas 3.703 crianças, o que corresponde a 100, 05%. A meta era vacinar 3.702 do público-alvo, que são crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

cobertura da polio

A Campanha de Vacinação está encerrada e, com muito esforço, conseguimos atingir a nossa meta, que era de 95%, mas atingimos os 100%. Estamos satisfeitos e vamos finalizar o relatório para entregar ao gestor municipal. Foi um trabalho positivo e aproveitamos para parabenizar toda a nossa equipe”, disse Josilene Maria, Coordenadora de Promoção a Saúde da Secretaria Municipal.

Este ano, a campanha chegou 24° ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. O objetivo da campanha foi garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro, com a manutenção das campanhas de vacinação. Apesar de o país ter erradicado a doença, a vacinação é importante para evitar a reintrodução da poliomielite por viajantes que chegam ao Brasil. Ainda há 16 países com casos registrados da doença.

A vacina poliomielite é trivalente e sua eficácia é em torno de 90% a 95%. Para uma imunidade longa, frente aos três tipos de poliovírus, é necessário completar o ciclo básico de três doses: duas doses da vacina inativada poliomielite (VIP) e uma dose da vacina oral poliomielite (VOP), sendo necessário uma dose de reforço (VOP) após o termino do ciclo básico. Assim, praticamente 100% dos vacinados terão proteção garantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMISSÃO DA CÂMARA DOS EUA APONTA ‘CAMPANHA DE CENSURA NO BRASIL’

A Comissão de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, equivalente à CCJ da Câmara brasileira, divulgou nesta quar...