14 de junho de 2013

4º PROTESTO CONTRA TARIFA EM SP TEM NOVO CONFRONTO E MAIS DE 200 DETIDOS

O quarto dia de manifestações contra o aumento da tarifa do transporte público na capital paulista terminou com mais de 200 detidos na noite desta quinta-feira (13). Quatro permaneciam presos na manhã desta sexta-feira (14). Manifestantes voltaram a entrar em confronto com a polícia. Jornalistas foram levados para a delegacia e outros atingidos por balas de borracha. Um grupo pichou ônibus e bancas de jornais.

A manifestação começou por volta das 17h em frente ao Theatro Municipal, no Centro de São Paulo. Enquanto lojistas fechavam as portas para evitar depredação, a Polícia Militar prendia dezenas para averiguação. Segundo a PM, foram apreendidos coquetéis molotov, facas e maconha. De acordo com a delegada Vitória Lobo Guimarães, at é o início da madrugada, 198 pessoas haviam sido detidas e encaminhadas ao 78º DP, nos Jardins. Todos foram liberados. Quatro vão responder termo circunstanciado; três deles por porte de entorpecentes e um por resistência à prisão. Outras cinco pessoas foram levadas para o 1º DP.

O ato ocupou a Rua Xavier de Toledo, o Viaduto do Chá e seguiu pela Avenida Ipiranga. Ao menos duas pessoas foram presas na esquina das avenidas Ipiranga e São Luís por causa da depredação e pichação de um ônibus.

O jornal 'Folha de S.Paulo' diz que teve 7 repórteres atingidos no protesto, entre eles Giuliana Vallone e Fábio Braga, que levaram tiros de bala de borracha no rosto. Um cinegrafista foi atingido com spray de pimenta no rosto por um policial.

Policial prende homem em local próximo da concentração da manifestação em SP (Foto: Gabriela Biló/Futura Press)(Foto: Gabriela Biló/Futura Press)

Os manifestantes, cerca de 5.000 segundo a PM, usavam máscaras e narizes de palhaço. “Não aguentamos mais sermos explorados”, dizia uma das faixas.

A Cavalaria da PM uniu-se ao Choque na Rua Maria Antônia, onde começaram os confrontos. A Universidade Mackenzie, que fica na esquina, fechou as portas.

Manifestantes e cavalaria na Consolação. (Foto: Glauco Araújo/G1)(Foto: Glauco Araújo/G1)

Segundo o major da PM Lídio, o acordo era para que os manifestantes não subissem em direção à avenida Paulista, o que não foi cumprido. “Se não é para cumprir acordo, aguentem os resultados”, disse.

Manifestantes fogem das bombas da Rua Augusta. (Foto: Flavio Moraes/G1) (Foto: Flavio Moraes/G1)

Os manifestantes tentaram subir a Rua da Consolação, por volta das 19h15, e houve dispersão. Parte seguiu até a Avenida Paulista, que voltou a ser interditada por volta das 21h30. Uma parte do grupo fez barricada uma com objetos queimados na Rua Fernando de Albuquerque.

A polícia avançou com balas de borracha e gás lacrimogêneo sobre os manifestantes, que revidaram jogando pedras e garrafas em direção aos PMs.

Manifestantes ateiam fogo em lixo pelas ruas durante confronto com a polícia. (Foto: Filipe Araújo/Estadão Conteúdo) (Foto: Filipe Araújo/Estadão Conteúdo)

Um jornalista da revista 'Carta Capital' e um fotógrafo do portal 'Terra' foram levados para o 78º DP, nos Jardins, na Zona Sul da cidade, mas foram liberados por volta das 19h30. Outros detidos relataram ao G1 terem sido levados à delegacia por portarem vinagre e spray.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, reafirmou no início da noite que não pretende rever o reajuste nas passagens dos transportes. "O valor será mantido porque está muito abaixo da inflação acumulada", afirmou. A tarifa de ônibus, metrô e trens de São Paulo subiu de R$ 3,00 para R$ 3,20 no começo do mês.

Um comentário:

  1. OS PROTESTOS ESTÃO MAIS DO QUE CERTOS! POLITICOS E AUTORIDADES SÓ RESPEITAM O PODER DO POVO QUE É O MAIOR PODER QUE EXISTE ABAIXO DE DEUS,NESSE PAÍS QUE GASTA BILHÕES COM VAGABUNDAGEM DE FUTEBOL E DEIXA FALTAR SAÚDE,EDUCAÇÃO,SEGURANÇA E TRANSPORETE DIGNO,TEM DE FAZER PROTESTO EM TODO O PAÍS!

    ResponderExcluir

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...