Mais uma lição de cidadania terá início nesta quarta-feira (29) com a realização das eleições em mais uma edição do Parlamento Jovem, projeto da deputada estadual Márcia Maia. Ao todo, 12 escolas serão beneficiadas este ano, três a mais que o ano passado e o dobro de instituições da primeira edição.
São 71 estudantes que disputarão as 24 vagas para a bancada jovem da Assembleia Legislativa. A partir das 8 horas da manhã, será iniciada a votação nas escolhas com direito a urnas eletrônicas e fiscais durante todo o processo eleitoral. O resultado das eleições sairá no mesmo dia.
Após eleitos e, antes de assumirem as cadeiras no Legislativo por um ano, os alunos passarão por um curso de capacitação no Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) sobre as atividades parlamentares no próximo dia 10 de junho. Dez dias depois, será eleita a mesa diretoria do novo Parlamento Jovem. No dia 24 de junho, os alunos tomam posse no plenário para o mandato de um ano.
Autora do projeto e presidente da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, Márcia visitará as escolas participantes durante o dia. A deputada destacou ainda que o projeto é uma oportunidade para os jovens representarem a comunidade estudantil.
“Nosso dever é promover a responsabilidade e conhecimento das atividades políticas e preparar os jovens para o exercício da cidadania. Conhecendo o Legislativo, eles entenderão melhor o papel dos deputados e a importância da Assembleia para o desenvolvimento do RN”, explica.
Na capital, as escolas estaduais Nestor Lima, Castro Alves, Edgar Barbosa, Walfredo Gurgel, Josino Macedo, Miriam Coely, bem como as escolas particulares, Instituto de Ensino Maria Auxiliadora e Piaget. No interior, o projeto vai beneficiar ainda as escolas estaduais Paulo Freire (Baía Formosa), Maria Arione de Souza (Campo Redondo), Augusto Xavier (Ceará-Mirim) e João Ferreira de Souza ( Santa Cruz).
O projeto
Em sessão especial na AL, os 24 deputados estaduais cedem oficialmente os seus lugares uma vez aos jovens parlamentares. As sessões acontecem no Plenário Clóvis Motta, local onde os deputados estaduais. O projeto oferece a oportunidade de conhecerem o funcionamento da Casa, procedimento para proposição de projetos e demais atividades desempenhadas pelos deputados estaduais.
A ação visa levar aos estudantes, a experiência do processo democrático e o significado da representação popular através do parlamento. Os jovens deputados desenvolvem as atividades com assistência técnica da procuradoria geral e Secretaria Legislativa. As sessões são transmitidas pela TV Assembleia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário