18 de dezembro de 2012

TERMINA O JULGAMENTO DO MENSALÃO, DEPUTADOS PERDERÃO SEUS MANDATOS

Após quatro meses e meio, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta segunda-feira (17), após 53 sessões, o julgamento do processo do mensalão. Desde 2 de agosto, o tribunal decidiu condenar 25 dos 38 réus do processo, fixou as punições de cada um, além de definir que os três deputados federais condenados terão que deixar seus mandatos.

Durante o julgamento, o Supremo entendeu que existiu um esquema de compra de votos no Congresso Nacional durante os primeiros anos do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os ministros entenderam que houve desvio de dinheiro público, de contratos da Câmara dos Deputados e do Banco do Brasil, para abastecer o esquema criminoso.

Dos 38 réus do processo, um deles teve o processo remetido para a primeira instância. Outros 12 acabaram inocentados. Dos 25 considerados culpados, o réu que obteve maior pena foi Marcos Valério, apontado como o operador do esquema do mensalão, que repassava o dinheiro a parlamentares. Valério foi condenado a mais de 40 anos de prisão - veja na tabela abaixo como ficou a punição de cada um.

Onze condenados ficarão presos em regime fechado, em presidio de segurança média ou máxima, entre eles Valério e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Outros onze ficarão em regime semiaberto, quando é possível deixar o local para trabalhar. Um dos réus foi condenado em regime aberto e dois tiveram a pena transformada em restrição de direitos.

Com o voto do ministro Celso de Mello nesta segunda, o Supremo determinou, por 5 votos a 4, a perda do mandato de três deputados federais condenados no processo do mensalão: João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP).

2 comentários:

  1. JOSEFA DINIZ BOA PASSAGEM CAICO19 de dezembro de 2012 às 10:59

    ENQUANTO AQUI NO RN A JUSTIÇA PARECE QUE ESQUECEU A OPERAÇAO APIA, ROUBO NO DNIT, SERA PORQUE TEM POLITICOS NO MEIO E ESTAO EMPURRANDO COM A BARRIGA, MAIS O POVO NAO ESQUECEU NAO. JUSTIÇAO JA PORQUE SE NAO TODOS TEM O DIREITO DE ROUBAR, ATE OS LADROES DE GALINHAS TEM QUE SER SOLTOS.

    ResponderExcluir
  2. AMERICO VESPURCIO PM NATAL RN19 de dezembro de 2012 às 15:57

    ESSES ESCANDALOS CAIR NO ESQUECIMENTO EH DNIT, SENADO FEDERAL E AGORA A SEC DE DILMA EM SP. FICA POR ISTO MESMO SO VAI PRA CADEIA LADRAO DE GALINHA.

    ResponderExcluir

HOMEM ACUSADO DE ESTUPRAR SOBRINHA DE 6 NO INTERIOR DO RN É PRESO NO PE

Um homem de 29 anos de idade foi preso nesta quarta-feira (08) na cidade de Vitória de Santo Antão /PE, suspeito de estuprar a sobrinha 6 an...