12 de julho de 2012

CORPO DO CARDEAL ACARIENSE DOM EUGENIO SALES É ENTERRADO NA CATEDRAL DO RIO

imagesCAPEQ3QXO corpo do cardeal d. Eugenio Sales foi enterrado nesta quarta-feira, por volta das 15h, em uma cripta no chão da Catedral Metropolitana, no centro do Rio de Janeiro. Desde a tarde de terça-feira, acontecem missas de corpo presente abertas ao público, com intervalo de duas horas.

De acordo com a Arquidiocese do Rio, o enterro foi realizado apenas hoje, pois o irmão de d. Eugenio e arcebispo emérito de Natal (RN), d. Heitor de Araújo Sales, e o bispo auxiliar de d. Eugenio, bispo d. Kall Joseph Roner, vieram do interior da Suíça.

imagesCAATPK8RNa Catedral, já está enterrado o antecessor de d. Eugenio Sales, o cardeal d. Jaime Câmara, morto em 1971. Também está enterrado no local o monsenhor Ivo Antonio Calliari, idealizador da Catedral do Rio.

Nascido em Acari, no Rio Grande do Norte, em 8 de novembro de 1920, d. Eugenio de Araújo Sales era o mais antigo cardeal da Igreja Católica, segundo informação da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

D. Eugenio foi ordenado sacerdote em Natal, em 21 de novembro de 1943, e bispo em 15 de agosto de 1954. Foi promovido a Arcebispo Primaz do Brasil em 29 de outubro de 1968, tomando posse como arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro em 24 de abril de 1971, sendo nomeado pelo papa Paulo VI.

Sua renúncia foi solicitada em 1997, quando chegou aos 75 anos. Mas por indulto especial do papa João Paulo II, seu amigo pessoal, foi autorizado a permanecer à frente da arquidiocese até completar 80 anos. Sua aposentadoria foi finalmente aceita no dia 25 de julho de 2001.

O religioso ficou conhecido por assumir a defesa de refugiados políticos dos regimes militares do Brasil e dos países vizinhos entre 1976 e 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...