12 de junho de 2012

ESTUDANTES POTIGUARES PARTICIPAM DA RIO+20

A criação de um aquecedor solar que auxilia na redução do consumo de gás de cozinha garantiu o passaporte de um grupo de estudantes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte para participar da Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio+20 (FEMACT Rio+20), que acontece entre os dias 13 e 15 de junho.

DSeveriano09

Sara Nogueira (16), Edilton Oliveira (17) e Josemar Gomes (16), são alunos da 3ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual Cristóvão Colombo de Queiroz, do município de Doutor Severiano, que fica a 426 km de Natal. Eles embarcaram para o Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (11), ao lado do professor e orientador do projeto, José Nilton Souza.

Utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, forros de latas e canos de PVC, os estudantes desenvolveram um equipamento que funciona à base de energia solar e serve para aquecer a água utilizada no cozimento de alimentos, reduzindo o tempo de preparação da merenda no fogão da escola e, consequentemente, o consumo de gás.

O projeto "Energia Solar: uma alternativa sustentável para promover economia" foi selecionado pela Unesco para participar da Rio + 20, durante a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, que ocorreu em março de 2012, na USP. No mesmo evento, um grupo de estudantes do município de Umarizal, a 334 km de Natal, há havia sido selecionado para participar de uma feira internacional. No Equador, esse grupo conquistou o primeiro lugar geral com o projeto “Energia Eólica: Energia do Futuro”.

A Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio+20 irá reunir aproximadamente 120 trabalhos de jovens do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro, além de convidadas especiais de outros estados. O evento será realizado em uma área de 700 m2 no Armazém 4 da zona portuária, que fica na Avenida Rodrigues Alves, s/ nº, Centro do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍCIA CIVIL DO RN ELUCIDA CRIME E PRENDE SUSPEITO DE MATAR PSICÓLOGA NO INTERIOR DO RN

Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia de Assú (97ª DP), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Investiga...