18 de maio de 2012

SOS! SETOR AGROPECUÁRIO PEDE AÇÕES DO GOVERNO ESTADUAL

Nesta quinta-feira (17), representantes de diversas entidades agropecuárias se reuniram na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) e resolveram juntar forças para encapar um movimento que irá debater os rumos do setor rural e os problemas enfrentados por toda a categoria e os inúmeros produtores rurais potiguares.

foto 2

Na reunião, os representantes da Anorc, Ancoc, Faern, Sinproleite e criadores de várias regiões do RN debateram sobre a problemática da febre aftosa no rebanho potiguar, da seca nas cidades do interior e do declínio do Programa do Leite estadual. “Conversamos sobre a situação do setor agropecuário nesses últimos meses. Sobre esse problema das barreiras de isolamento impostas por Pernambuco, que fechou suas fronteiras para os nossos produtos de origem animal e que poderá ter um efeito devastador para toda a nossa economia. Também debatemos sobre o flagelo da seca no interior, que está dizimando o nosso gado e deixando inúmeras cidades com as suas economias abaladas”, ressaltou o presidente da Faern, José Álvares Vieira.

Na reunião desta quinta-feira, os representantes do agronegócio foram enfáticos: ou o Governo estadual promove mudanças ou o setor poderá sofrer as conseqüências da seca e das barreiras de isolamento. “Já ouvimos muitas promessas e quase nada de efetivo foi feito para combatermos o mal da febre aftosa. O resultado são essas medidas tomadas por Pernambuco, que nos isolou completamente. O governo precisa dar uma resposta para esse problema”, resumiu o presidente da Anorc, Marcos Teixeira.

Conversa com a sociedade potiguar

No encontro desta quinta-feira, os representantes do setor produtivo rural também comentaram sobre a nomeação do novo presidente do Idiarn. “Já faz mais de dois meses que a Instituição está sem o seu presidente. Isso é inadmissível no órgão que faz a defesa e inspeção agropecuária de nosso rebanho”, lembrou o presidente da Federação da Agricultura, José Vieira.

Na reunião ficou agendado que as entidades irão promover nesta sexta-feira (18), às 16h, na sede da Faern, localizada no bairro do Tirol, uma entrevista coletiva sobre os efeitos das barreiras impostas por conta da febre aftosa, da seca no interior e também sobre o declínio do Programa do Leite no RN. “Será a nossa conversa com toda a sociedade potiguar. Um momento onde os representantes do setor rural irão expor as suas realidades e pedir que o governo estadual observe com a máxima atenção esse quadro. E que faça algo pelos inúmeros produtores e pela economia rural como um todo”, finalizou o presidente da Faern, José Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...