24 de julho de 2010

POLÍCIA POTIGUAR PRENDE EM SP ASSALTANTE DE BANCOS PROCURADO NO NE

Policiais civis do Rio Grande do Norte com apoio do Grupo Armado de Repressão a Roubo e Assalto da polícia paulista (GARRA), prenderam nas primeiras horas desta sexta-feira, dia 23, numa favela do bairro do Grajaú, em São Paulo, o assaltante e homicida JOÃO ALVES NUNES, o “João da Besta”, 40 anos, líder de uma quadrilha de assaltantes de bancos com atuação em vários estados do Nordeste. “João da Besta” é natural de Umarizal e cometeu vários assaltos a vans e correios na Região Oeste do RN, o assassinato de um capitão do Exército em Martins, além de ser suspeitos de assaltos a bancos.

O secretário da Segurança Pública, Cristóvam Praxedes, explicou que “João da Besta” era investigado há meses. Esta semana, o Serviço de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do RN confirmou que o assaltante estava em São Paulo. Há três dias, os agentes embarcaram para a capital paulista e lá mantiveram contato com o GARRA, unidade de elite da Polícia Civil de SP, informando a localização do fugitivo e apresentando dois mandados de prisão.

A 1 hora da madrugada de hoje, o Garra e os policiais potiguares partiram para uma favela do Guarujá para realizar a prisão. Mais de 20 agentes participaram da operação, ocorrida numa área de risco na Zona Norte de SP. “João da Besta ainda esboçou reação, mas desistiu ao ver que estava cercado”, contou um agente da Polícia Civil do RN que terá o nome preservado por participar de operações de alto risco.

O acusado foi levado a sede do GARRA, onde foi interrogado. A previsão é que ele seja recambiado ao RN no sábado, dia 24. “João da Besta” foi para SP há um mês e meio, fugindo da polícia do RN. No dia 14 de maio, dois bandidos da quadrilha liderada pelo assaltante foram mortos num confronto com a PM na estrada entre as cidades Rafael Fernandes e Almino Afonso. “João da Besta” conseguiu escapar desse cerco, deixando para trás um revólver calibre 38, uma escopeta, munições de diversos calibres, dois capuzes, um veículo Siena roubado na Paraíba, além de um notebook roubado, um botijão de gás e um maçarico, utilizados para fazer arrombamentos a caixas eletrônicos em agências bancárias.

O subsecretário da Segurança Pública, delegado Ben-Hur de Medeiros, disse que o preso é acusado de assaltos aos Correios de Olho D´água dos Borges, Itaú e Umarizal, todos ocorridos este ano. Na Divisão Especializada de Investigação contra o Crime Organizado (Deicor), o delegado Márcio Delgado, explicou que constam ainda investigações de vários assaltos cuja autoria recai sobre “João da Besta”. São elas: assalto aos Correios de São Miguel, em novembro de 2009; homicídio do capitão do Exército Francisco de Assis da Fonseca Melo, em 19 de julho de 2008, na subida da Serra de Martins, a 360 km de Natal; além de vários assaltos a passageiros de vans e ônibus em estradas dos municípios de Umarizal, Patu e Olho D´água dos Borges. Ele também é suspeito de crimes na PB e no CE.

A quadrilha do acusado agia sempre utilizando armas de uso restrito como fuzis e espingardas de grosso calibre e com o emprego de violência. O delegado Geral da Polícia Civil, Elias Nobre, ressaltou o profissionalismo dos agentes do RN. “A ação foi perfeita. Esse criminoso tentou escapar fugindo para outro estado, mas nossa polícia demonstrou persistência e profissionalismo”, disse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOMEM ACUSADO DE ESTUPRAR SOBRINHA DE 6 NO INTERIOR DO RN É PRESO NO PE

Um homem de 29 anos de idade foi preso nesta quarta-feira (08) na cidade de Vitória de Santo Antão /PE, suspeito de estuprar a sobrinha 6 an...