2 de julho de 2010

“OPERAÇÃO MÃO NA RODA”; POLÍCIA PRENDE 24 INTEGRANTES DE QUADRILHA DE ARROMBADORES DE VEÍCULOS

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) coordenou nesta quinta-feira (1º) a “Operação Mão na Roda”, com o objetivo de cumprir 21 mandados de prisão e desarticular uma quadrilha especializada no arrombamento de veículos para o furto de aparelhos de som, objetos de valor, pneus estepe, entre outros. Duzentos policiais participaram da ação que desmantelou toda a cadeia do crime prendendo arrombadores e receptadores. Um agente da Polícia Civil foi preso por favorecimento ao crime. A polícia apreendeu centenas de objetos, vários deles proveniente de furtos. Outras três pessoas foram presas em flagrante.

A delegada Alzira Veiga, titular da Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur), presidiu a investigação que contou com o apoio do Serviço de Inteligência e teve início em janeiro deste ano. Segundo a delegada, no início do ano foi detectado um aumento das ocorrências de turistas com carros arrombados. “Os bandidos iniciaram furtando os pneus estepe. Depois passaram a visar outros objetos de valor”, disse.

Os agentes da Deatur passaram a monitorar suspeitos e depois de vários dias identificaram os arrombadores através de vigilâncias ininterruptas. Mais adiante, no decorrer das diligências, foram localizados os receptadores. “Eles faziam dez furtos por dia. Tinham isso como meio de vida”, explicou a delegada Alzira Veiga.

Durante a investigação, a polícia obteve imagens captadas pelas câmeras de circuito interno de alguns estabelecimentos. Com elas é possível identificar o modus operandi do bando. No caso do arrombamento de um Fiat Doblô de turistas paulistas, no estacionamento de um shopping, em janeiro deste ano, os investigadores verificaram que os bandidos agiam rápido e que os crimes duravam em média menos de dez minutos. Nesse caso específico, a ação toda, da chegada dos bandidos a saída, durou 48 minutos. Foram roubados malas, uma frasqueira e um GPS avaliados em mais de R$ 4 mil. Os criminosos agiam inclusive em locais públicos como estacionamentos de universidades, de supermercados e shoppings.

Munido de provas, a Polícia Civil solicitou ao juiz Alceu José Cicco, da 2ª Vara Criminal Zona Sul, a expedição de 25 mandados de prisão preventiva e 28 de busca e apreensão. Às 3 horas da madrugada, cerca de 200 policiais civis e militares se reuniram para realizar as prisões, às 5 horas, em vários pontos da Grande Natal. Numa das abordagens, no bairro de Dix-Sept Rosado, a polícia foi recebida à bala. Houve revide, mas o suspeito acabou detido sem ferimento.

Na operação foram apreendidas dezenas de malas de viagem, pneus, rodas, aparelhos de toca cd, caixas de som, roupas, celulares, câmeras fotográficas, notebooks e três armas de fogo. A polícia aprendeu dezenas de objetos, mesmo a investigação demonstrando que o produto do roubo era rapidamente repassado aos receptadores e vendido.

Os presos são: Márcio Daniel Pereira, o “Rolinha”; Francisco Aureliano de Oliveira, Anderson Gadelha de Paiva, o “Caboré”; João Antônio Neto; Antônio Nogueira de Góis, o “Toinho”; William Fernandes Cirilo; Rodrigo Macedo da Fonseca, o “Poney”; Francisco de Assis Cardoso da Silva Júnior, o “Barba Chato”; Plínio Tavares de Miranda, o “Índio”; Fábio Augusto Teixeira Furtado da Silva; Geraldo José Ferreira da Silva, o “Ivan”; Clebson Lopes da Costa; Flávio Barbosa Targino; José Josino Neto; Cláudio Tercino Medeiros da Costa; Emanoel Aldo Cordeiro, o “Cego”; Luiz Eduardo Bezerra Costa Lima; Marcos Antônio Cortez; Adailton Santos Silva; Thiago Berto, todos com mandado de prisão. Foram presos ainda em flagrante Fernanda Macedo Fonseca da Rocha, Adenilson Santos e Emanuel da Silva Rodrigues.

Além deles, a polícia cumpriu um mandado de prisão contra o agente da Polícia Civil, José Robson da Silva, do 2º DP. Ele foi preso no local de trabalho por policiais da Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol). Ele é investigado por repassar informações sigilosas a um dos integrantes da quadrilha. Todos os presos foram detidos e encaminhados para o Centro de Detenção da Zona Sul onde estão à disposição da Justiça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOMEM ACUSADO DE ESTUPRAR SOBRINHA DE 6 NO INTERIOR DO RN É PRESO NO PE

Um homem de 29 anos de idade foi preso nesta quarta-feira (08) na cidade de Vitória de Santo Antão /PE, suspeito de estuprar a sobrinha 6 an...