28 de maio de 2009

AUDIÊNCIA PÚBLICA CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL EM JARDIM DO SERIDÓ FOI UM SUCESSO





Aconteceu nesta quarta-feira (27) das 20:00 as 22:00 hs na câmara municipal de Jardim do Seridó, a audiência pública de combate à violência e a exploração sexual contra crianças e adolescestes.

A sessão foi presidida pelo de presidente do CMDCA “Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, e contou com a presença de secretários municipais, prefeito, presidente da câmara de vereadores, promotora de justiça, inspetor da PRF “Policia Rodoviária Federal”, vereadores, entre outras autoridades.

A Promotora de Justiça da Comarca de Jardim do Seridó Drª. Kátia Maria Maia de Oliveira, além de entregar termos de recomendações ao secretário de saúde e as secretárias de educação e assistência social, entregou ao prefeito municipal uma recomendação atendendo um pedido do CMDCA para que o FIA, “Fundo da Infância de da Juventude” receba verbas do executivo, com a finalidade de costear as despesas das ações de políticas publicas infanto-juvenis.

O representante da PRF, o inspetor George Manoel de Oliveira, falou do trabalho desenvolvido pelo órgão, dando ênfase a falta responsabilidade dos pais ou responsáveis, ao deixar que a omissão se torne um dos fatores mais relevantes para as violações, não só dos direitos das crianças e dos adolescentes, como também de outros crimes e infrações de transito.

O que chamou a atenção foi à ausência das autoridades da área de segurança pública, já que sem haver uma previa justificativa, não compareceram o Delegado, nem o comandante do destacamento e policia do município, como também o não comparecimento das direções dos colégios municipais, creches, escolas estaduais, centro de reabilitação, além das escolas infantis particulares existentes na cidade, comparecendo apenas a incansável diretora da CNEC, D. Ione Cunha.

Um outro fato de que nos surpreendeu fui a negativa do prefeito municipal em assinar o termo de compromisso da audiência, alegando desconhecimento do que estava assinando, já que o documento foi lido de forma clara e muito bem explicada por nós, mostrando a dificuldade de algumas autoridades em aceitar suas responsabilidades com a criança e o adolescente.

A negativa do prefeito foi seguida pelo secretário de saúde, e antes de colher os outros votos dos representantes das secretarias de educação, assistencia social e finanças, que com certeza também seriam negativos pelo simples fato de seguirem o líder maior, com a interferência da promotora de justiça, o prefeito voltou atrás e assinou a referido documento, sendo acompanhado pelo secretário de saúde e os outros secretários.

Devemos termo sempre cuidado ao ouvirmos os discursos dos políticos, que juram compromisso para com a população e depois na hora do verdadeira comprometimento, ficam arranjando subterfúgios para fugirem das suas responsabilidades.






3 comentários:

  1. Como a Promotora bem falou está de parabéns o conselho tutelar de nossa cidade, esse sim merece respeito.

    ResponderExcluir
  2. É paulinho estava presente na câmara,se eu estive votado no padre estaria com vergonha pela recusa dele em assinar o termo de compromisso para com as crianças e adolescentes da nossa cadade,q pena q nem todas as pessoas compareçem a esses enventos pra saber o q realmete aconteçe na cidade,mais adorei a atitude da Dra. Katia Maria, em relação ao prefeito, ter mando ele assinar e os secretários tbm o termo de compromisso com as criaças e adolescentes,a platéia com a maioria de BOP (Babões Oficiais do Padre),aplaudido td q ele falava é uma vergonha pra nossa cidade pessoas desse nível administando a cidade,sem ética e educação....Parecia q o prefeto nem estava prestando atençao na leitura do termo,pq mais uma vez ele fica como um " peixe" fora dagua! Que pena quem perde e a cidade,4 anos em atraso!E pra quem mora fora jardim e q votou nele só sabe q reamente aconteçe se estiver vendo essa palhaçada q está acontecendo aqui!Mais é Pêia mais nos q votaram nele!!!Como eu votei no Dr. não perdi meu voto!!!JR DE MARIA PIA

    ResponderExcluir
  3. Olhe Paulinho, o Prefeito não assinou o Termo de Compromisso apresentado na reunião, deve ter sido por dois motivos: 1º) por total desconhecimento do assunto que nem ele nem seu Secretário presente sabia o que era, por pura ignorância mesmo: 2º) porque o pai dele não autorizara antes ele assinar, já quer ele o pai também não sabia ainda do assunto, e isso mesmo para a sapiência dele seria totalmente inócuo. O que acontece é o seguinte aqui em minha cidade: elegeram um cidadão que desconhece tudo, e ainda por cima é monitorado pelo pai - que qer saber tudo que acontece na Prefeitura e o 2º) é que ele agora depende de um primo que mora em Natal, que é quem decide tudo. Nada é assinado sem seu conhecimento. Isso ai sim, é que se chama ser Prefeito à distância.

    ResponderExcluir

MARIDO MATA ESPOSA A FACADAS NO INTERIOR DO RN

A dona de casa, Jadna Cardoso Felipe, de 37 anos foi assassinada a golpes de faca pelo marido, na cidade de Monte das Gameleiras. Após o cri...