15 de fevereiro de 2023

PASTOR É PRESO NO SERIDÓ POTIGUAR ACUSADO DE COMPRAR IGREJAS PARA LAVAR DINHEIRO DO PCC NO RN

O pastor evangélico Geraldo dos Santos Filho, conhecido como Pastor Júnior, da Igreja Evangélica Para As Nações, foi o principal alvo da operação Plata, deflagrada nesta terça-feira (14), pelo Ministério Público do RN. Ele é irmão de Valdeci Alves dos Santos, conhecido como Colorido, número 2 do PCC e preso ano passado, suspeito de movimentar mais de R$ 1 bilhão. 

 

Colorido era apontado como o “administrador/contador” da facção criminosa Primeiro Comando da Capital. Ele lavava o dinheiro do tráfico e teria, segundo as investigações, tentado “branquear” pelo menos R$ 23 milhões no Rio Grande do Norte, com a compra de compra de imóveis, fazendas, rebanhos bovinos e até com o uso de igrejas.


Voltando a falar de Pastor Júnior, ele não é necessariamente um desconhecido da Polícia. Ele  foi preso em 2019 em São Paulo, fazendo uso de documento falso e, desde então, cumpria pena em regime semiaberto. Isso não evitou que ele ampliasse a Igreja junto a mulher, abrindo mais de sete templos evangélicos – alguns deles, foram alvo da operação de hoje. 

 

Além de Valdeci e Geraldo, a operação Plata cumpre mandados de prisão contra outras cinco pessoas, inclusive uma pessoa de confiança que atuava como “tesoureiro” do grupo criminoso no Rio Grande do Norte.

Além disso, a pedido do MPRN, houve a retenção do passaporte de um dos filhos de Valdeci, e oito pessoas passarão a ter monitoramento eletrônico por meio de tornozeleira.


As investigações do MPRN apontam que os irmãos Valdeci e Geraldo ocultaram e dissimularam a origem criminosa de seus recursos provenientes do tráfico de drogas por meio do uso de “laranjas” recrutados de várias regiões do país. 

 

O dinheiro era lavado com a compra de bens e animais em nome desses laranjas, a maioria irmãos, filhos, cunhados e sobrinhos de Valdeci e Geraldo. 

 

Fonte: 96 FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM MORRE E OUTRO FICA FERIDO EM TIROTEIO EM FRENTE A ESCOLA NO RN

Um jovem de 19 anos morreu e outro estudante ficou ferido após um atentado a tiros em frente a uma escola de Macaíba.    Segundo a ...