2 de outubro de 2021

EM ENTREVISTA, PRESIDENTE DA PETROBRAS DIZ QUE SE ALTERAR POLÍTICA DE PREÇOS A EMPRESA VAI À FALÊNCIA

O presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, afirmou nesta sexta-feira que se mudar a política de preços, que muitos preferem chamar de “política de lucros”, a empresa “vai falir”. A Petrobras registrou lucro de R$42,8 bilhões somente no segundo trimestre de 2021. 

 

A escalada de aumentos que levou a gasolina à casa dos 6 ou 7 reais, dependendo da região, colocou a definição dos valores sob intensa discussão. Silva e Luna descartou qualquer mudança na fórmula que determina o repasse das variações do dólar e do petróleo. 

 

De acordo com o presidente da Petrobras, além de uma “alta global dos combustíveis” como efeito da pandemia, os preços no Brasil são elevados também por causa da tributação estadual, muito embora o ICMS não tenha aumentado em qualquer Estado. 

 

Ele afirmou que é errado colocar a empresa como vilã dos sucessivos aumentos, e que é a favor de um fundo regulador para equilibrar os preços. 

 

Uma das alternativas prevê que o governo guarde recursos que recebe como acionista para suavizar repasses ao consumidor diante de variações do dólar e do petróleo. 

 

Embora apoie a ideia, Joaquim Silva e Luna ressaltou que a empresa não poderia ter uma participação direta.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ZELENSKY DIZ QUE ENCONTRO ENTRE LULA E PUTIN SERIA ‘UM GRANDE ERRO’

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (18) que seria “um grande erro” o presidente Luiz Inácio Lula da S...