11 de fevereiro de 2016

REBELIÃO EM PRESÍDIO NO MÉXICO DEIXA MAIS DE 50 MORTOS

Detentos no presídio mexicano de Topo Chico, em Monterrey, no estado de Nuevo León, fizeram uma rebelião nesta quinta-feira (11) que deixou 52 mortos e 12 feridos, segundo anunciou o governador do estado Jaime Rodríguez Calderón.
 
 
Parentes de detentos se agarram às grades da prisão de Topo Chico, em Monterrey, no México (Foto: Daniel Becerril/Reuters)



 
 
 
 
 
Entre os feridos, cinco estão em estado grave. Mais cedo, a imprensa local reportava que cerca de 70 pessoas estariam feridas.

Segundo o jornal "Excelsior", familiares dos presos estão do lado de fora da prisão exigindo das autoridades a divulgação dos detalhes deste incidente que começou nas primeiras horas desta quinta.
 
A rebeilão teve sua origem em uma briga entre líderes de dois grupos da prisão, descartando o relato não oficial de que teria começado com uma tentativa de fuga. Calderón disse que os detentos não usaram armas de fogo, mas objetos cortantes.

Durante a briga, alguns detentos colocaram fogo em depósito em armazéns de alimentos, mas o fogo não atingiu dormitórios.
 
Policiais chegam a prisão de topo Chico, em Monterrey, onde detentos fizeram motim (Foto: AFP PHOTO/FRANCISCO COBOS)



 
 
Autoridades penitenciárias interviram por volta da 1h30 do horário local e tomaram o controle da situação, segundo o governador. A partir dessa hora também agiram agentes do Exército, da Marinha e da Polícia Federal para vigiar o local.

As identidades das vítimas devem ser divulgadas nesta tarde.
 
Nesta sexta-feira, o Papa Francisco iniciará uma visita ao México, durante a qual irá a um presídio da Ciudad Juárez, fronteira com os Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA! INCÊNDIO MATA 10 PESSOAS EM POUSADA DE PORTO ALEGRE

Um incêndio que atingiu uma pousada na região central de Porto Alegre matou 10 pessoas e deixou outras 11 feridas na madrugada desta sexta-f...