4 de fevereiro de 2015

04 DE FEVEREIRO É O DIA MUNDIAL CONTRA O CÂNCER

Na luta pela Vida, quanto mais cedo, melhor!

Fevereiro, mês de festa e também de ficar alerta no combate ao câncer. Dia 04 de Fevereiro é o Dia Mundial Contra o Câncer. A data foi criada pela União Internacional Contra o Câncer (UICC) com a intenção de chamar a atenção globalmente para a doença e desmitificar conceitos e o dia 15 de Fevereiro é referendado o Dia Internacional de luta contra o câncer na Infância. O evento foi criado pela Childhood Cancer International, que representa 177 organizações de pais em 90 países e tem como objetivo preparar melhor a sociedade para reconhecer os sinais do câncer precocemente, aumentando as chances de cura para milhares de crianças em todo o mundo.

LUANA e ROSA

Em Natal, a Casa Durval Paiva apoia as iniciativas e promove desde 2002 a Campanha do Diagnóstico Precoce, divulgando o câncer infantojuvenil. Durante todo o ano, a Caravana percorre o Rio Grande do Norte, realizando visitas às escolas com apresentação de peças teatrais de mamulengos; distribuindo panfletos e cartazes informativos nos comércios, veiculando os principais sinais e sintomas da doença nos meios de comunicação e também capacitando os profissionais de saúde.

Na luta contra o câncer o tempo para o diagnóstico precoce pode ser o melhor aliado como relata Rosa Maria Silva, Mãe de Luana de 16 anos, assistida pela instituição desde 2013. “Quando eu descobri que a minha filha tinha câncer foi um grande choque para toda a nossa família. No início, o pescoço dela apresentou um nódulo que nem ela havia percebido. Eu notei algo diferente quando fui passar protetor solar em seu pescoço. Já havia lido a respeito da importância do diagnostico precoce nos encartes da Casa e sacolas do Supermercado Nordestão. Isso me serviu de alerta e logo procurei um pediatra, dando início a uma série de exames até chegar a cirurgia e ser diagnosticado um Linfoma de Hodkin”, lembra Rosa.

Poucos meses depois a mãe de Luana foi diagnosticada com um câncer na mama e ambas passaram a correr contra o tempo na luta pela vida. Hoje elas se encontram na fase de manutenção do tratamento e ratificam que o Diagnóstico Precoce foi o responsável pelo êxito na busca da cura.

Passamos por todo o tratamento necessário e hoje levamos uma vida normal. Só quero agradecer a Deus, a Casa e aos parceiros que sempre nos tratam com amor e estão nessa missão de alertar toda a população de que quanto mais cedo descobrir o câncer melhor!”, destaca a mãe.

Rilder Campos, presidente da Casa e da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC ressalta que a instituição está receptiva a pessoas físicas e jurídicas que queiram abraçar a causa e ajudar a salvar centenas de crianças e adolescentes potiguares. “Queremos aumentar nossa rede de parceiros visando a conscientização quanto aos principais sinais e sintomas da doença que, quando identificados precocemente, podem ajudar a salvar muitas vidas. Já divulgamos a campanha em parceria com a COSERN nas contas de luz, nos botijões de água da Santa Maria e nas sacolas de compras do Nordestão, RedeMais e Miranda Computação, também temos o apoio dos principais veículos de comunicação do Estado. Graças a essas empresas que fazem responsabilidade social a informação e as possibilidades de cura sem sequelas têm chegado a centenas de lares. Temos inclusive recebido pacientes de outros estados como: Paraíba, Alagoas, Ceará e do Piauí. Todo e qualquer apoio é bem-vindo.”, comenta.

Quem quiser ajudar na divulgação da Campanha do Diagnóstico Precoce pode entrar em contato com a Casa Durval Paiva através do telefone 4006-1600. Saiba mais sobre os principais sintomas do câncer infantojuvenil no endereço: http://ow.ly/GP2dc

Nenhum comentário:

Postar um comentário