4 de fevereiro de 2015

04 DE FEVEREIRO É O DIA MUNDIAL CONTRA O CÂNCER

Na luta pela Vida, quanto mais cedo, melhor!

Fevereiro, mês de festa e também de ficar alerta no combate ao câncer. Dia 04 de Fevereiro é o Dia Mundial Contra o Câncer. A data foi criada pela União Internacional Contra o Câncer (UICC) com a intenção de chamar a atenção globalmente para a doença e desmitificar conceitos e o dia 15 de Fevereiro é referendado o Dia Internacional de luta contra o câncer na Infância. O evento foi criado pela Childhood Cancer International, que representa 177 organizações de pais em 90 países e tem como objetivo preparar melhor a sociedade para reconhecer os sinais do câncer precocemente, aumentando as chances de cura para milhares de crianças em todo o mundo.

LUANA e ROSA

Em Natal, a Casa Durval Paiva apoia as iniciativas e promove desde 2002 a Campanha do Diagnóstico Precoce, divulgando o câncer infantojuvenil. Durante todo o ano, a Caravana percorre o Rio Grande do Norte, realizando visitas às escolas com apresentação de peças teatrais de mamulengos; distribuindo panfletos e cartazes informativos nos comércios, veiculando os principais sinais e sintomas da doença nos meios de comunicação e também capacitando os profissionais de saúde.

Na luta contra o câncer o tempo para o diagnóstico precoce pode ser o melhor aliado como relata Rosa Maria Silva, Mãe de Luana de 16 anos, assistida pela instituição desde 2013. “Quando eu descobri que a minha filha tinha câncer foi um grande choque para toda a nossa família. No início, o pescoço dela apresentou um nódulo que nem ela havia percebido. Eu notei algo diferente quando fui passar protetor solar em seu pescoço. Já havia lido a respeito da importância do diagnostico precoce nos encartes da Casa e sacolas do Supermercado Nordestão. Isso me serviu de alerta e logo procurei um pediatra, dando início a uma série de exames até chegar a cirurgia e ser diagnosticado um Linfoma de Hodkin”, lembra Rosa.

Poucos meses depois a mãe de Luana foi diagnosticada com um câncer na mama e ambas passaram a correr contra o tempo na luta pela vida. Hoje elas se encontram na fase de manutenção do tratamento e ratificam que o Diagnóstico Precoce foi o responsável pelo êxito na busca da cura.

Passamos por todo o tratamento necessário e hoje levamos uma vida normal. Só quero agradecer a Deus, a Casa e aos parceiros que sempre nos tratam com amor e estão nessa missão de alertar toda a população de que quanto mais cedo descobrir o câncer melhor!”, destaca a mãe.

Rilder Campos, presidente da Casa e da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC ressalta que a instituição está receptiva a pessoas físicas e jurídicas que queiram abraçar a causa e ajudar a salvar centenas de crianças e adolescentes potiguares. “Queremos aumentar nossa rede de parceiros visando a conscientização quanto aos principais sinais e sintomas da doença que, quando identificados precocemente, podem ajudar a salvar muitas vidas. Já divulgamos a campanha em parceria com a COSERN nas contas de luz, nos botijões de água da Santa Maria e nas sacolas de compras do Nordestão, RedeMais e Miranda Computação, também temos o apoio dos principais veículos de comunicação do Estado. Graças a essas empresas que fazem responsabilidade social a informação e as possibilidades de cura sem sequelas têm chegado a centenas de lares. Temos inclusive recebido pacientes de outros estados como: Paraíba, Alagoas, Ceará e do Piauí. Todo e qualquer apoio é bem-vindo.”, comenta.

Quem quiser ajudar na divulgação da Campanha do Diagnóstico Precoce pode entrar em contato com a Casa Durval Paiva através do telefone 4006-1600. Saiba mais sobre os principais sintomas do câncer infantojuvenil no endereço: http://ow.ly/GP2dc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...