23 de julho de 2014

MORRE EM SÃO PAULO O CRIADOR DA MARCA BRASTEMP

Morreu na noite de segunda-feira, em São Paulo, o empresário Hugo Miguel Etchenique, criador da marca Brastemp - ícone do segmento de eletrodomésticos no País. Etchenique, de 88 anos, sofria de complicações pulmonares há cerca de três anos. No domingo, foi internado no hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, mas a infecção se agravou e ele não resistiu. O empresário, boliviano naturalizado brasileiro, deixa cinco filhos, 14 netos e dois bisnetos. Informações sobre a morte só foram divulgadas ontem.

Etchenique é ícone do segmento de eletrodomésticos no país

Sob seu comando, a Brasmotor, empresa que nasceu nos anos 1940 para distribuir automóveis e caminhões importados da Chrysler e da Volkswagen - e que viria a ser a primeira indústria automotiva em São Bernardo do Campo (SP) - diversificou os negócios e começou a produzir eletrodomésticos da linha branca.

Na época, a Brasmotor fazia a estamparia do teto da Kombi. Quando a Volkswagen decidiu produzir ela própria essa parte da perua, Etchenique tratou de buscar outro uso para a enorme prensa empregada na produção do teto da Kombi. Ele descobriu que era possível usá-la na fabricação de geladeiras. Daí nasceu uma parceria técnica com a americana Whirlpool, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo, que viria a adquirir em 1997 o controle acionário do grupo Multibrás, dono das marcas Brastemp, Consul e Semer.


O bordão “Não é assim uma Brastemp”, um dos mais famosos da publicidade brasileira, foi criado na sua gestão. “Ele era uma Brastemp”, comenta Rodrigo, seu filho mais velho, que, na época, participava com ele da direção da empresa.

Com a vista prejudicada, precisava da ajuda de parentes próximos para ler o noticiário.


Etchenique foi sepultado no cemitério São Paulo, na Avenida Cardeal Arcoverde, em Pinheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM MORRE E OUTRO FICA FERIDO EM TIROTEIO EM FRENTE A ESCOLA NO RN

Um jovem de 19 anos morreu e outro estudante ficou ferido após um atentado a tiros em frente a uma escola de Macaíba.    Segundo a ...