31 de agosto de 2021

CORONEL AZEVEDO SUGERE CRIAÇÃO DE UMA ASSOCIAÇÃO PARA PACIENTES LARINGECTOMIZADOS

Promover a conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço, além da necessidade de reabilitação fonatória aos pacientes laringectomizados. Esse foi o objetivo da audiência pública promovida pelo deputado Coronel Azevedo (PSC), na tarde desta segunda-feira (30), na Assembleia Legislativa.

 

“Esse é um assunto de extrema relevância na sociedade. No Brasil, em casos avançados desses tumores, cerca de 10 mil pessoas já morreram. Já os sobreviventes enfrentam perdas irreversíveis, que afetam a sua qualidade de vida antes, durante e após tratamento. Anualmente, acontece a campanha nacional de prevenção do câncer de cabeça e pescoço, conhecida como “Julho Verde”, que busca ampliar o número de diagnósticos precoces. E é tudo isso que iremos discutir hoje”, iniciou o parlamentar.

 

Abrindo os discursos da Mesa dos Trabalhos, a presidente da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil), Melissa Ribeiro, explicou que a associação está convocando audiências públicas em todo o País, a fim de chamar a atenção não apenas para a importância do diagnóstico precoce, mas também para o fato de que os pacientes são alvos muito fáceis da Covid.

 

Em seguida, a advogada e membro da associação, Daniela Kovaliski, destacou que o grupo está bastante esperançoso de que a audiência gere uma ação positiva da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap/RN).

 

Na sequência, o coordenador do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer, Dr. Luiz Eduardo Barbalho, falou sobre a definição do câncer de laringe; a epidemiologia; por que o assunto deve ser tratado como um problema de Saúde Pública; tratamento precoce x tardio; e sequelas.

 

Dando continuidade ao evento, o paciente Cosme da Silva, do município de Senador Elói de Souza, contou um pouco da sua experiência e destacou a importância do filtro e do adesivo para os laringectomizados.

 

Para a Dra. Maria Alice Cavalcante, fonoaudióloga e atuante na área há vinte anos, a pandemia trouxe um atraso imenso com relação ao diagnóstico.

 

Sobre a possibilidade de criação de uma associação para o RN, a doutora explicou que as forças seriam somadas, e não divididas.

 

Como encaminhamentos, o Coronel Azevedo citou a audiência que será realizada com o secretário estadual de Saúde. O parlamentar disse também que pediria a cooperação do Ministério Público Estadual junto à demanda da associação, caso não seja atendida pela Sesap. Ele disse ainda que, se a associação estadual for criada, irá destinar recursos do seu mandato para auxiliar a futura instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ZELENSKY DIZ QUE ENCONTRO ENTRE LULA E PUTIN SERIA ‘UM GRANDE ERRO’

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (18) que seria “um grande erro” o presidente Luiz Inácio Lula da S...