3 de março de 2009

SERIDOENSE DIRETOR DO SENADO PEDE AFASTAMENTO DO CARGO APÓS ESCÂNDALO

O diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, entregou nesta terça-feira uma carta ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), na qual pede afastamento definitivo do cargo após ser acusado de usar o irmão para esconder da Justiça a propriedade de uma casa avaliada em cerca de R$ 5 milhões.

Agaciel diz que não quer ser "empecilho" para as investigações na Casa e, por isso, disse que se tiver que deixar o cargo não quer que isso ocorra temporariamente.

"Eu preciso que o presidente Sarney diga se acata minha carta, mas quero ir além. Se estão pedindo para eu me afastar, quero me afastar em definitivo. Sou funcionário da Casa, não caí aqui de paraquedas." Sarney já aceitou o pedido de Agaciel.

Ontem, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) defenderam o afastamento do diretor. Para os senadores, a manutenção do servidor no cargo afeta negativamente a imagem externa do Senado.

"[A manutenção de Agaciel] É altamente negativa para o Senado. Ele está crivado de suspeitas. Sou favorável ao afastamento imediato dele do cargo", disse Jarbas, que recentemente acusou de corrupção "boa parte" de seu partido.

O presidente do Senado recorreu ao TCU (Tribunal de Contas da União) para que o órgão também investigue as acusações envolvendo Agaciel.

Reportagem da Folha afirma que diretor-geral do Senado usou o irmão, o deputado João Maia (PR-RN), para esconder da Justiça a propriedade de uma casa avaliada em cerca de R$ 5 milhões.

Agaciel admitiu que não transferiu o imóvel para o seu nome, mas apresentou sua declaração ao Imposto de Renda que inclui a residência entre os seus bens. "Esse foi o meu único erro, como era um negócio fraternal, de família, não fui ao cartório transferir o imóvel, o que vou fazer agora", disse.

Ele afirmou que declarou o imóvel ao Fisco em 1996 porque não poderia "esconder a casa onde mora".

Fonte: Folha Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOBE PARA 39 O NÚMERO DE MORTOS PELA ENCHENTE NO RS

O último balanço divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul no início da tarde desta sexta-feira (12) mostra que subiu para 39 o número d...