11 de abril de 2016

MAIS DE 43 MILHÕES DE ELEITORES BRASILEIROS JÁ CONTAM COM BIOMETRIA

Quase um em cada três eleitores brasileiros já está apto a votar pelo sistema biométrico neste ano. De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 43,2 milhões de brasileiros estão com as impressões digitais cadastradas – o que representa 30% do total do eleitorado (145,5 milhões).
Trata-se de um aumento de mais de 80% em relação ao número verificado nas últimas eleições, em 2014. A expectativa do TSE é que 50 milhões façam o recadastramento e estejam aptos a serem identificados pelas impressões digitais ao votar nas eleições municipais, em outubro. Neste ano, serão escolhidos os prefeitos das 5.570 cidades do país, além dos vereadores de todas as Câmaras municipais.
Atualmente, Sergipe, Distrito Federal e Amapá são as unidades da federação com o maior percentual de eleitores cadastrados (99,8%). Já o Rio de Janeiro é o que possui o menor percentual: só 5,8% (dos 12,3 milhões de eleitores). Procurado, o TRE-RJ não explica o porquê do baixo número de cadastros.
De acordo com o TSE, no entanto, cada tribunal tem um cronograma próprio para início e término dos procedimentos de revisão eleitoral e a discrepância entre os percentuais alcançados se dá porque o orçamento é descentralizado. O TSE repassa o dinheiro de acordo com a necessidade de cada TRE.
O cadastramento será obrigatório para todos os eleitores apenas em 2018. Mas, em alguns locais, o cadastro já precisa ser feito, e quem não o efetuar terá o título cancelado, não podendo votar nestas eleições.
É preciso consultar os Tribunais Regionais Eleitorais para saber se é preciso fazer um agendamento e os prazos estipulados para o recadastramento. Na maioria dos sites, há informações sobre o processo: acesse por estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍCIA CIVIL DO RN ELUCIDA CRIME E PRENDE SUSPEITO DE MATAR PSICÓLOGA NO INTERIOR DO RN

Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia de Assú (97ª DP), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Investiga...