28 de janeiro de 2016

SAÚDE DAS CRIANÇAS EXIGE MAIS ATENÇÃO NO CARNAVAL

O período de Carnaval é de festas para todas as idades. Sejam idosos, adultos ou crianças, o clima em todo o país é de diversão e brincadeiras. Os blocos infantis e adultos são responsáveis pela animação nas prévias carnavalescas e também durantes os dias do feriado. No entanto, apesar de ser uma época descontraída, esse período do ano, que coincide com as altas temperaturas do verão, exige um cuidado maior com a saúde, sobretudo das crianças.
 
De acordo com a pediatra do Hapvida Saúde, Claudia Suenia, é preciso ficar atento com a ingestão de líquidos e alimentos para evitar riscos de infecção e desidratação. “Durante o desfile, evite comprar alimentos vendidos na rua, principalmente, frituras e aqueles de fácil contaminação como presuntos, salsichas, maionese e molhos. Em relação a hidratação, não espere que as crianças peçam água, ofereça sempre. Evite refrigerantes e dê preferência aos sucos de fruta, água e água de coco”, explica.
 
Porém, não é só com alimentação e hidratação que os pais precisam ter cuidado durante as festas. A pediatra afirma que é recomendado conferir a composição química das espumas, por exemplo, para analisar se há álcool ou tóxicos, evitando, assim, alergias e ardências na pele e nos olhos.
 
A pediatra esclarece que as roupas e os sapatos das crianças também precisam ser escolhidos com cautela para prevenir incômodos e evitar problemas na pele. “Dê preferência aos tênis que não apertem os pés e sapatilhas, pois dão mais segurança e evitam o risco de quedas. Prefira roupas ou fantasias leves e confortáveis para garantir a liberdade de movimentos e a transpiração adequada, evitando brotoejas e irritações na pele”, explica.
 
Além disso, a pediatra do Hapvida Saúde afirma que não é aconselhável levar bebês para os blocos, pois eles podem se excitar excessivamente e ter consequências como insônia ou irritabilidade, além de serem mais suscetíveis a doenças. “Recomenda-se a idade a partir dos 12 meses, pois é a época em que a criança está dando os primeiros passos, consegue interagir e participar das brincadeiras. Outro ponto importante é a identificação da criança, através de uma pulseira ou um papel preso na sua roupa, contendo o seu nome, nome dos pais e telefones para contato”, aconselha Claudia Suenia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ZELENSKY DIZ QUE ENCONTRO ENTRE LULA E PUTIN SERIA ‘UM GRANDE ERRO’

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (18) que seria “um grande erro” o presidente Luiz Inácio Lula da S...