10 de abril de 2017

TRÊS INTEGRANTES DO MST SÃO BALEADOS EM CONFLITO DE TERRA EM MG

Dois homens, de 31 e 24 anos, e uma mulher, de 24, foram baleados na manhã deste domingo (9), em consequência de um conflito de terra em uma fazenda no município de Capitão Enéas, no Norte de Minas. As vítimas fazem parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da região e, conforme as primeiras informações, elas não correm risco de morrer. Segundo a Polícia Militar, dois homens que trabalham nesta mesma fazenda, de 31 e 45 anos, foram presos e conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos. Duas armas foram apreendidas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Em nota, o MST afirmou que os sem terra foram vítimas de uma emboscada e que foram "recebidos a tiros por pistoleiros" na sede da fazenda. "Os militantes do MST se dirigiam para uma reunião, por volta de 7h30 da manhã, chamada pelo administrador da Fazenda, quando foram surpreendidos por vários jagunços. Os feridos relataram que o próprio latifundiário estava dirigindo sua Hilux enquanto os pistoleiros atiravam continuamente de cima da carroceria. Uma das vítimas relatou que se trata de uma emboscada e que os 300 Sem Terra presentes estavam desarmados", disse o movimento, em um comunicado divulgado na tarde deste domingo.
 
 
 
 
 
A Fazenda Norte América foi ocupada em janeiro pelo MST. Segundo o movimento, a fazenda tem 3 mil hectares e era improdutiva. O grupo afirma que, atualmente, há 650 famílias acampadas no local.
 
 
 
 
 
 
Eles alegam também que as terras foram adquiridas pela Soebras em um leilão, devido a uma dívida da fazenda com um banco federal. O movimento alega que a Associação não pagou o valor da compra e que apenas parte das terras é utilizada para a criação de cavalos de raça.
 
 
 
 
 
Em janeiro, a Soebras negou que ela ou os fundadores da associação sejam os proprietários da Fazenda Norte América. Ela afirmou que a fazenda possui convênio com a Soebras para as aulas práticas dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. A Associação disse também que, atualmente, a fazenda é uma propriedade produtiva e possui dezenas de funcionários.
 
 
 
Fonte: G1/MG - Foto: Natália Jael/InterTv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MOTOCICLISTA MORRE AO COLIDIR MOTO COM CAMINHÃO NO SERIDÓ POTIGUAR

O seridoense, Manoel Dantas de Maria, “Nego de Zé Pequeno”, morreu após colidir sua motocicleta com um caminhão nesta terça-feira, (16), na ...