28 de janeiro de 2016

APÓS CHUVAS NO SERTÃO, INFESTAÇÃO DE PEQUENOS SAPOS ASSUSTA MORADORES

No Sertão de Pernambuco, os moradores do bairro Jardim Petrópolis, na Zona Oeste de Petrolina, estão assustados com a infestação de pequenos sapos. As últimas chuvas provocaram alagamentos nas ruas e desses acúmulos de água estão surgindo os anfíbios. Eles se espalham pelas vias do bairro e até entram nas residências.
 
 
 
A quantidade de sapinhos é grande que se espalharam pelas ruas 26, 22, 28 e 25 do Jardim Petrópolis. A dona de casa Francisca Furtado relata que demora para tentar varrer a calçada e tirar os sapinhos. “Está cheio de sapo. O meu muro fica cheio pela manhã e todo dia eu tenho que tirar, mas eles acabam voltando”.
 
Até mesmo as casas que estão fechadas, não estão protegidas dos sapos. “Eu rodo o Brasil inteiro e a primeira vez que eu vi isso, foi no Jardim Petrópolis”, conta o caminhoneiro Luiz Gonzaga Rodrigues.
 
 
 
Na beira das poças d'água é possível encontrar muitos girinos e larvas que devem se transformar em sapos. A bióloga Mary Ann Saraiva explica que as chuvas frequentes fazem com que aumentem a quantidade de poças. Esses ambientes com água são favoráveis para a reprodução dos animais. “Os sapos não são vetores de nenhuma doença. Eles são comedores do mosquito Aedes Aegypti, as muriçocas serão o alimento deles. Os sapos vão diminuir a infestação de mosquitos nesses bairros”.
 
De acordo com a Bióloga, não existe motivo para pânico. “Os sapos estão se movimentando, porque eles nasceram em poças e vão migrar para as áreas de projeto que estão próximas a este bairro. Eles não vão ficar nas áreas urbanas, a população não precisa se assustar e não deve matar os sapos, porque eles ajudam, se alimentando de insetos e aranhas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...