27 de abril de 2014

PAPAS JOÃO PAULO II E JOÃO XXIII SE TORNAM SANTOS

Cerimônia realizada neste domingo (27) na Praça São Petro, no Vaticano, e acompanhada por milhares de fiéis canonizou os papas João Paulo IIe João XXIII na Praça São Pedro, no Vaticano. Ambos são santos.

A canonização dupla reuniu, em um único evento, o Papa Francisco, e o Papa emérito Bento XVI.

Cartazes anunciam a canonização dos papas João XXIII e João Paulo II no Vaticano (Foto: Filippo Monteforte/AFP)

Os dois santos têm caminhos que se entrelaçam. João Paulo II, por exemplo, se encarregou de decretar as "virtudes heroicas" e a beatificação de João XXIII. Juntos. Os dois simbolizam a abertura para o mundo e a confiança de ser católico.

Ambos os pontífices, cuja bondade e carisma fizeram com que após a morte fossem solicitadas suas beatificações por aclamação, atravessaram nos últimos anos um complexo processo de canonização, requisito “sine qua non” para se tornar um santo católico.

João Paulo II foi canonizado apenas nove anos após sua morte, em 2005. O segundo milagre atribuído ao polonês Karol Wojtyla, que nasceu em 1920 e liderou a Igreja Católica entre 1978 e sua morte, foi reconhecido pelo Vaticano em julho do ano passado. Já João XXIII, que foi papa entre 1958 e 1963, foi canonizado com apenas um milagre comprovado.

Bispos esperam pela missa de canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, na Praça São Pedro, no Vaticano. (Foto: Andreas Solaro / AFP Photo)

A cerimônia de canonização teve os mesmos moldes de uma missa e foi mais simples, sóbria e sem extravagâncias, segundo o Vaticano. Em 2011, a beatificação de João Paulo II, feita por Bento XVI, durou três dias e custou cerca de US$ 1,65 milhão, reunindo 1,5 milhão de fiéis na praça e arredores, segundo a polícia de Roma.

Francisco concelebrou missa solene com cinco prelados, entre eles o bispo de Bergamo (cidade natal de João XXIII), Francesco Beschi, e o ex-secretário particular do papa João Paulo II e arcebispo de Cracóvia, Stanislaw Dziwisz.

As autoridades locais estimam que até 3 milhões de pessoas foram ao Vaticano neste domingo - entre moradores e os 800 mil peregrinos que devem viajar até Roma. Os poloneses - conterrâneos de João Paulo II -, foram os estrangeiros mais numerosos. Trens especiais foram colocados em circulação para a viagem desde a Polônia.

Até agora, foi confirmada a presença de 19 chefes de Estado, 24 primeiros-ministros e 23 ministros de diversos países, segundo o governo italiano.

A cerimônia do lado de fora da Basílica de São Pedro permitiu que mais pessoas participassem do evento. Telões foram espalhados na Praça e pela cidade de Roma, que teve esquema especial de trânsito para a celebração, com bloqueio de ruas e reforço nos transportes públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTIDADES CRITICAM LULA POR NÃO CONDENAR ATAQUES DO IRÃ

A decisão do governo Lula de não condenar os ataques do Irã contra Israel, iniciados neste sábado (13), foi criticada por entidades judaicas...