9 de dezembro de 2013

TEMPORAL CAUSA DESTRUIÇÃO E MORTES NA CIDADE DE LAJEDINHO, NA BAHIA

Um temporal causou destruição e mortes na noite de sábado (7), no município de Lajedinho, a cerca de 355 km de Salvador, na região da Chapada Diamantina. Até as 20h (horário da Bahia) deste domingo (8), a Defesa Civil do Estado e o prefeito do município confirmaram a localização de 10 corpos após a enxurrada que destruiu casas e arrastou carros. Sete pessoas estão desaparecidas. A Defesa Civil aponta que cerca de 200 famílias tiveram suas casas afetadas pelo temporal e ficaram desalojadas ou desabrigadas. Moradores relataram que o nível da água chegou a dois metros de altura.

Chuva em Lajedinho (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)

Chuva em Lajedinho (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)

Segundo o prefeito Antonio Mario Lima, entre as 10 vítimas, dois corpos foram arrastados pela enxurrada para fora da cidade e encontrados por um fazendeiro, já no limite com o município de Ruy Barbosa, a 8 km de distância.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, choveu em 2 horas cerca de 120mm. O imóvel da Prefeitura de Lajedinho também foi atingido pela enxurrada, diversos equipamentos e documentos foram destruídos. A sede da Assistência Social também foi afetada.

 Chuva em Lajedinho (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)

Chuva em Lajedinho (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Paulo Sérgio Luz, as buscas por pessoas desaparecidas continuam. Por volta das 12h40, o órgão tinha a informação de dez desaparecidos. De acordo com dados do IBGE, Lajedinho possui cerca de 4.079 habitantes.

Paulo Sérgio Luz informou que na lista dos mortos estão: Valéria Cruz Lima (idade não informada), Luiza Santos Lima (idade não informada), Tharso Lima dos Santos, 4 anos, que faziam parte da mesma família; Cátia Fernanda de Jesus Santos (idade não informada), Sirlene Santos da Silva, 16 anos, Valdete Maria de Jesus, 40 anos e Ilza Cavalcante da Silva, 68 anos. Três pessoas ainda não tinham sido identificadas. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Itaberaba, cidade próxima ao município de Lajedinho.

Chuva em Lajedinho (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)

Chuva em Lajedinho (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)

Uma equipe da Defesa Civil foi enviada em caráter emergencial ao município na manhã deste domingo. Eles procuram por escolas e ginásios na região que possam servir de abrigo para as vitimas. Cobertores, colchões e alimentos também são levados. Ainda de acordo com a Defesa Civil, cerca de 90% do comércio de Lajedinho foi destruído.

O vice-governador do estado, Otto Alencar, esteve em Lajedinho e afirmou que o cenário é de muita destruição. "Houve uma tromba d'água, que começou 11h da noite e foi até 1h30 da manhã. Choveu 120mm. O solo estava completamente descoberto por causa da seca", afirmou.

O professor Eliude Carvalho da Silva, morador de Lajedinho há 16 anos, relatou  a ocorrência de duas mortes em sua família e a informação de que ainda há conhecidos e parentes desaparecidos. "Duas pessoas da minha família morreram. Minha cunhada e meu sobrinho", afirmou na manhã deste domingo.

De acordo com o morador, a cidade fica em uma região de vale. "Fica em uma baixada. Isso [alagamento] já aconteceu no ano passado. A chuva foi muito forte, e associado a essa chuva, vem trazendo mato da cabeceira do rio", conta.

O morador Marcos Antônio Oliveira registrou as imagens de destruição e caos na cidade e contou,  que os bairros afetados ficaram sem energia elétrica e sem abastecimento de água. Ele também aponta que esta não é a primeira vez que a cidade é afetada por um grande temporal. "Três vezes que isso já acontece e não fazem nada. Com vítimas foi a primeira vez", diz.

Fonte: G1 - Fotos: Marcos Antônio Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...