16 de dezembro de 2013

NATAL DAS CRIANÇAS CRIADO POR AGNELO ALVES LEVA 15 MIL AO PARQUE ARISTÓFANES FERNANDES

Pelo 18º ano consecutivo, milhares de pessoas se reuniram no Parque Aristófanes Fernandes para comemorar o Natal das Crianças de Parnamirim, evento destinado a famílias carentes e que foi criado pelo jornalista e ex-prefeito do município Agnelo Alves, na década de 1990. Os meninos receberam um kit composto por bola, pipoca e confeitos. As meninas receberam bolsa, pentes, pipocas e confeitos.

134188

A festa já chegou a reunir mais de 25 mil pessoas, mas nos últimos anos este número vem diminuindo. Foram cerca de 18 mil no ano passado e 15 mil este ano. A queda pode ser reflexo da melhoria de vida dos moradores. De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano, a taxa de pobreza no município caiu de 38,89% em 1991 para 10,91% em 2010, enquanto a renda per capita da população subiu de R$292 para R$850 no mesmo período.

134185

O Natal das Crianças de Parnamirim foi criado em 1996. Nas andanças pela periferia para conferir os problemas de infraestrutura da cidade, o jornalista Agnelo Alves, então suplente de senador, era cercado por crianças que pediam "uma ajuda" para comprar bolas ou bicicletas. Também mandavam cartas com os mesmos pedidos para Papai-Noel.

Anos depois, a festa foi incorporada ao calendário de eventos preparados pela prefeitura para comemorar a data maior do município: o aniversário de emancipação política, ocorrido em 17 de dezembro de 1958.

134186

Também faz parte do calendário a apresentação de espetáculos teatrais (Nas Asas da História) resgatando personagem e episódios históricos. Parnamirim ficou conhecida mundialmente como "Trampolim da Vitória" pela contribuição que deu à vitória dos aliados sobre o regime nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.

134187

Na festa deste domingo, 500 voluntários trabalharam em várias frentes. A programação incluiu ainda shows musicais, troça de palhaços, recepção com a banda de música Trampolim da Vitória. Além disso, teve a tradicional chegada do Papai Noel, que este ano veio no helicóptero da banda Cavaleiros do Forró, sorteio de prêmios e distribuição de brindes e lanches.

Fonte e fotos: Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA! ACIDENTE ENTRE VAN DE ESTUDANTES E TRATOR DEIXA MORTOS NO SERTÃO DA PB

Um acidente entre uma van, que transportava estudantes, e um trator, na noite desta segunda-feira (22), deixou ao menos duas pessoas mortas,...