26 de abril de 2022

TSE ANUNCIA PLANO PARA AUMENTAR TRANSPARÊNCIA DO SISTEMA ELEITORAL

A Comissão de Transparência das Eleições do Tribunal Superior Eleitoral anunciou, nesta segunda-feira (25), um plano com dez medidas que vão ampliar a transparência do processo eleitoral. Para elaborar o plano, o TSE ouviu sugestões das Forças Armadas, da Polícia Federal, de universidades, da Ordem dos Advogados do Brasil e de ONGs defensoras da transparência.

 

O TSE criou a Comissão de Transparência em setembro do ano passado. É um órgão destinado a “ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições”. Ela conta com a participação de especialistas, representantes da sociedade civil e instituições públicas.

 

A reunião foi fechada. No início do discurso desta segunda-feira, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, disse que “é hora de ficar dentro das balizas dos limites e das possibilidades fixadas pelo Poder Legislativo”; que “foram ultrapassados os marcos temporais para inovações”; e pediu apoio da comissão para cumprir a lei, com ordem e tranquilidade.

 

Fachin destacou que “a democracia eleitoral é inegociável”; que “o Brasil tem eleições íntegras”; e que “a Justiça Eleitoral é um patrimônio democrático imprescindível”.

 

Do Blog: Isso quer dizer que não é tão transparente e segura como pregam, caso contrário não precisaria de medidas para aumentar a segurança.

 

0 comentários:

Postar um comentário