18 de março de 2009

SAÚDE DE CARNAÚBA PRODUZ A 1ª VÍTIMA E VIRA CASO DE JUSTIÇA


É lamentável o estado em que se encontra a Saúde Municipal na cidade de Carnaúba dos Dantas/RN.

Depois de muitos alertas e cobranças, diante do total descaso no Sistema Municipal de Saúde, em Carnaúba dos Dantas/RN, onde a Comunidade vem reclamando a ausência de atendimento às necessidades básicas de saúde (falta plantão médico; atendimento ao paciente via telefone; ausência de médicos nos 03 PSFs; falta pagamento aos médicos, entre outros), a população começa a sofrer as conseqüências do descaso.

Na tarde do último dia 13 de março, a Agente de Saúde, Sra. Gizélia Maria dos Santos e seu esposo Maurílio Júnior de Araújo, passaram por momentos desesperadores e difíceis. Grávida de nove meses, e tendo feito todos os exames preventivos durante sua gravidez, inclusive ultra sons, na cidade vizinha, onde foi atestada a normalidade da mãe e filho, e chegada a hora do parto, Gizélia Santos, depois de um telefonema ao Hospital, foi conduzida ao mesmo na companhia do esposo, em trabalho de parto.

No Hospital Municipal Estelita Santos Dantas, funcionários encaminharam a paciente à enfermaria, ficando aos cuidados do Estagiário de Enfermagem Ramon Jorge, enquanto aguardavam a Parteira que estava ausente. Com fortes dores, a desesperada mãe aguardou, enquanto lhe aconselhavam que não deixasse a criança nascer, já que não havia ninguém que pudesse assisti-la. Com a chegada do Médico, e Vice prefeito Sérgio Eduardo, “resolveram inexplicavelmente” transferi-la para a APAMI (Maternidade local), onde o médico se ausentou, deixando aos cuidados da parteira Nenê Gomes. Depois de alguns procedimentos, a criança veio a óbito, e só diante do desespero da enfermeira, chamaram o médico de volta a APAMI, não havendo mais tempo de reanimar o recém nascido.

A Comunidade carnaubense espera que este fato danoso, irresponsável, onde o nascimento de um pequeno bebê se transforma numa cena trágica, com um final nada feliz, venha servir de alerta, para o descaso em que se encontra a Saúde Pública de Carnaúba dos Dantas.

“ESPERAMOS QUE A JUSTIÇA TOME AS PROVIDENCIAS NECESSÁRIAS E PUNA COM RIGOR OS RESPONSÁVEIS.”

Fonte: Carnaúba Verdade




15 comentários:

  1. O mais triste é que os veiculos de comunicação so expressem uma fasse da historia, mais tudo bem vamos deixar que seja dada a entrada do processo na justiça e que o juiz pessa e exumação do corpo da criança e tudo vai se resoolver e ver quem esta certo ou errado, mais eu acho meio dificil isso parar na justiça, ate pq a propia mãr da criança sabe pq o filho dela nasceu morto [...]

    ResponderExcluir
  2. É incrível, Carnaúba tem vários Postos de Saúde, 1 Centro de Saúde, 2 Hospitais e 3 PSF, quer dizer, muito prédio e pouca ação. A cada dia que passa fica pior e nunca na estória desse município a situação foi tão crítica, independemente de quem fosse o prefeito. O fato é que Boboca com seu jeito humilde absorve o seu lado incompetente a SAÚDE TA ABAIXO DE ZERO, O Instituto Municipal se acabou, contratados com salários atrazados (caladinhos!). Carnaúba é um descaso total e o povo sofrendo calado.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto Vera de Marçal continuar no comando da Saúde e Doutor Sérgio não tomar conta da Saúde a coisa vai daí pra pior. O que ocorre é que Doutor Sérgio faz e Vera desmancha, pois pra vocês terem uma idéia teve um grande bafafá entre Guilhermim(da APAMI) e Mariluce de Lero(assistente de Vera) por causa de uns pacotinhos de Gase pra curativo. Pode um negócio desse?

    ResponderExcluir
  4. A saúde de Carnaúba esta se transformando numa bola de neve de problemas, pois de um lado esta Dr. Sérgio tentando resolver as coisas pra melhorara a saúde e por outro lado Vera tentando piorar, pois ela só pensa no propio nariz dela e o resto que se lasque. Para vcs terem noção da coisa Dr. Sérgio e Dr. Antonio na semana passada realizarão na APAMI 5 cirurgias, coisa que é um avanço pra saúde de carnaúba, mais ao mesmo tempo Vera de Marçal colocou falta no livro de ponto de Dr. Sérgio, justificando ela que ele ñ estava em uma unidade do município ... pode um negocio desses ? Na hora do parto da criança que NASCEU MORTA( que quem trabalha na saúde sabe que o estado da criança era de + ou - 2 dias de óbito) Dr. Sergio tinha que tb atender no posto do monte, pq se ñ Vera continuaria a colocar falta nele, coitado assim tb ñ da, tendo que atender no ambulatório, fazer parto, atender urgências e tudo isso num dia só e em unidades diferentes !!!

    ResponderExcluir
  5. Em carnaúba, até morte de inocentes vira caso de política.

    ResponderExcluir
  6. TENHO MAIS DE 45 ANOS E O QUE EU VEJO NOS DIAS DE HOJE É A INCOMPETÊNCIA TOMANDO FÔLEGO À TODA HORA. É O CASO DE JARDIM DO SERIDÓ, COMO TB O CASO DA MINHA QUERIDA CARNAÚBA DOS DANTAS. POLÍTICOS DESPREPARADOS, INCOMPETENTES E PIOR, NÃO DÃO MÍNIMA PARA SAÚDE DO SEU POVO. BASTA!

    ResponderExcluir
  7. Hoje estamos muito mais esclarecidos com a força deste BLOG e de outros. Foi-se o tempo em que esses caras-de-pau nos enganavam. Não tememos represálias, pois a justiça está muito mais ativa. Eles não perdem por esperar!

    ResponderExcluir
  8. Em Carnaúba é uma frase só por parte de todos quer seja oposição ou correligionário "a saúde é um descaso". Pra completar contrata mais agentes de endemias pra se juntar a alguns que tem o direito de não fazer nada enquanto outros trabalham. Eu enquanto agente pergunto onde fica a igualdade se nós ocupamos o mesmo trabalho porque ser tratado de forma diferente?

    ResponderExcluir
  9. A Dona Gizelia poderia ter dito na entrevista o que disse na enfermaria a sua comadre que ja fazia um dia que não sentia o nenem se mexer, pois temos uma gravação dela mesma dizendo isso... Vamos para a justiça e la a verdade vem a tona.

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus o que é isso que esta acontecendo nesta cidade...

    ResponderExcluir
  11. infelizmente carnaúba não vive mais...a politica dominou totalmente a cabeça dos homens, se trata a politica aqui como religião e seus politicos como Deuses, infelizmente estamos cada dia regredindo virando selvagem se matando por homens que muitas vezes não tão nem aí pra gente só se interessão no seu voto, só fazem seu joguinho politico e os seus eleitores cm falta de informação sempre caem acorda carnaúba!!!

    ResponderExcluir
  12. sou do lado do atual prefeito e reconheço que infelizmente a secretária de saúde(vera) não tá sabendo administrar!!!

    ResponderExcluir
  13. È a saúde de são José do seridó cada vez melhor e a oposição não ver isso.A cidade agora conta com 4 médicos,todo fim de semana tem plantonista (a partir da sexta-feira).A Prefeitura é quem mantém de tudo a APAMI de Bôsco Costa(mesmo adversário),pensando sempre no melhor para o povo.Contratou cardiologista(Dr. Gerson Barbosa),fisioterapeuta(Dra.vanessa Cristina),psicóloga(Dra. Edna Fernandes),fonaudiologa,bioquimica,Nutricionista,Pediatra/Geriatra(Dr. Evilácio)e ainda há quem diga que antes é melhor.Antes os atendimentos nos fins de semana eram por telefone,e o atendimento médico em nossa cidade encerrava-se na sexta ao meio dia.O que era melhor?
    Se a população de S.José analizasse a saude de Carnaúba e a de Jardim veriam que em s.josé as coisas são 10 ou melhor mil.

    ResponderExcluir
  14. pois é meus conterraneos, essas baixarias só pioram a situação, a oposição ao prefeito só sabe colocar fogo no casos, e esse fogo vira isso aí que vocês viram nos comentários acima, será que eles querem o bem do povo desse jeito? gente que pode e que sabe fazer as coisas, fazendo a população brigar até na justiça, eles já tiveram chances de fazer alguma coisa e não fizeram. O povo tem que ver a realidade daí a coisa melhora...

    ResponderExcluir
  15. carnanuba já foi feliz e não sabia! sou convicto disso! E olha que na epoca eu era do PMDB, mas as pessoas tinham liberdade defalar mesmo alguns achando q era coronelismo. ASs coisas eram diferentes de hj, tudo era dificil. Mas a partir da derrubada da brauna a cidade so desandou. O circo na escola, a saúde cada vez mais precária,antes davam até remdio qdo ZP entrou vetou, lembram. marai hose no poder tbm era complicada,não se pode esquecer! Os mesmo q enricaram ilicitamente hj estão ainda nos mesmos cargos, e não pesnsem qe DrSergio vai salvar patria não, é igual aos outros! ninguem quer salvar pele de ninguem.
    Todos falam tbm de ZP mas hj tem tantos zeqinhas, alias foram cobras criadas porle! Qdo foi implantanda a revolução social em nossa cidade a paz acabou, lembram dos TPs sujos de excrementos, dos meninos do peti mascarados, do sorteio da geladeira, atualmente da petulância da nova diretora da apami,da briga pela oficina escola e hj abandonada, da briga do leite (ainda continua e todos sabem q sobra leite e alguns leam pra casa, outros entregues em colegios e nm permite distribuir aos q tem neceesidade, é mais facil fazer doces q alimentar qem precida. TODOS que passaram no poder decepecionam muito e os que estão ai continuam fazendo o mesmo.

    ResponderExcluir

SOBE PARA 39 O NÚMERO DE MORTOS PELA ENCHENTE NO RS

O último balanço divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul no início da tarde desta sexta-feira (12) mostra que subiu para 39 o número d...