29 de agosto de 2021

AUDIÊNCIA PÚBLICA PROPOSTA POR CORONEL AZEVEDO DEBATERÁ PREVENÇÃO DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

Uma audiência pública proposta pelo deputado estadual Coronel Azevedo (PSC) vai acontecer na segunda-feira (30), às 14h, na Assembleia Legislativa, com objetivo de debater a conscientização e prevenção do câncer de cabeça e Pescoço, e da necessidade de tratamento de reabilitação fonatória aos Pacientes laringectomizados. 



Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número de casos novos de câncer da cavidade oral e laringe esperados para o Brasil, no triênio 2020-2022, será de 17.670 casos em homens e de 5.190 em mulheres. “São dados preocupantes e que precisam ser não só discutidos como informados à sociedade”, disse o parlamentar.


No Brasil, em casos avançados desses tumores, cerca de 10 mil pessoas já morreram. Já os sobreviventes enfrentam perdas irreversíveis que afetam a sua qualidade de vida antes, durante e após tratamento.



Anualmente, acontece a campanha nacional de prevenção do câncer de cabeça e pescoço, que ficou conhecida como “Julho Verde”, que busca ampliar o número de diagnósticos precoces. “O debate deste assunto é muito importante, pois possibilita esclarecer as ações que estão sendo praticadas e propagar informações que ajudem a sociedade a se prevenir e combater o câncer”, comentou. 



Além disso, Coronel Azevedo tem um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa para incluir “no calendário oficial de eventos do Estado do Rio Grande do Norte o Dia Estadual do Laringectomizado”, a ser comemorado, anualmente, no dia 11 de agosto”.



A audiência pública será transmitida ao vivo pela TV Assembleia e também em seu canal do youtube (TV Assembleia RN) na segunda-feira (30) a partir das 14h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...