10 de agosto de 2015

JUSTIÇA RECEBE DENÚNCIA CONTRA ZELADA E MAIS 5 NA LAVA JATO

O juiz Sergio Moro recebeu nesta segunda-feira (10) denúncia contra o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Jorge Luiz Zelada e mais cinco acusados, que passam a ser réus em ação penal derivada da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

O ex-diretor da área internacional da Petrobras Jorge Zelada é preso pela PF nesta quinta no RJ. (Foto: Mauro Pimentel/Folhapress)
Também viram réus o ex-diretor da estatal Eduardo Vaz da Costa Musa, os supostos lobistas João Augusto Rezende Henriques, Hamylton Pinheiro Padilha Junior, Raul Schmidt Felippe Junior e o executivo Hsin Chi Su.
Veja por quais crimes cada um foi denunciado:
- Jorge Luiz Zelada: corrupção passiva, lavagem de dinheiro, evasão de divisas
- Hamylton Pinheiro Padilha: corrupção ativa, lavagem de dinheiro
- Raul Schmidt Felippe Junior: corrupção passiva, lavagem de dinheiro
- João Augusto Rezende Henriques: corrupção passiva, lavagem de dinheiro
- Hsin Chi Su (Nobu Su): corrupção ativa, lavagem de dinheiro
- Eduardo Vaz da Costa Musa: corrupção passiva
Contas secretas
Segundo Sergio Moro, descobriu-se ao longo das investigações duas contas secretas de  titularidade de Zelada, mantidas no Principado de Mônaco, "uma delas com saldo sequestrado de 10.294.460,10 euros".
Ainda conforme o juiz, há provas de "materialidade e autoria dos crimes", não sendo a denúncia embasada apenas nas delações. Uma delas é a documentação das transações consideradas ilícitas e transferências bancárias do pagamento de propina. As defesas terão 10 dias para responder às acusações.
O advogado Renato de Moraes, que representa Zelada, disse que ainda não teve acesso à decisão, mas que seu cliente irá mostrar a “inconsistência das acusações”. Quando o MPF apresentou a denúncia contra Zelada à Justiça, o advogado disse que o ex-diretor da Petrobras não recebeu qualquer vantagem ilícita pelo contrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA! ACIDENTE ENTRE VAN DE ESTUDANTES E TRATOR DEIXA MORTOS NO SERTÃO DA PB

Um acidente entre uma van, que transportava estudantes, e um trator, na noite desta segunda-feira (22), deixou ao menos duas pessoas mortas,...