24 de junho de 2015

MINISTÉRIO PÚBLICO DEBATE IRREGULARIDADES EM ESCOLAS DE CIDADE SERIDOENSE

As irregularidades constatadas nas escolas da rede pública de Currais Novos foram discutidas em audiência pública realizada na tarde de segunda-feira (22), no auditório do IFRN daquela cidade do Seridó. A audiência que integra o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), promovida pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, aconteceu após equipes formadas por membros e servidores das duas instituições visitarem os 41 estabelecimentos de ensino público da localidade.

Currais

O evento foi conduzido pelo procurador da República Bruno Lamenha e pelas promotoras de Justiça Iveluska Lemos (coordenadora do Caop-Cidadania) e Mariana Barbalho (titular da Comarca de Currais Novos). O prefeito do Município, Vilton Cunha, a secretária de Educação do Município, Aparecida Medeiros, e o diretor da 9ª Diretoria Regional de Educação (Dired), Jorian Pereira dos Santos, participaram da audiência, além de diretores de escolas, de professores e de pessoas da comunidade.

Entre os problemas verificados estão: banheiros em péssimas condições de uso, leite da merenda escolar vencido há mais de um mês, computadores sem instalação há mais de cinco anos, falta de água potável, fossas estouradas e salas interditadas com risco de desabamento.

O objetivo do programa é resolver a situação sem precisar recorrer à Justiça. Somente se as deficiências não forem corrigidas é que iremos ajuizar as ações judiciais”, explicou a promotora de Justiça Iveluska Lemos. Assim, a partir de agora, o Ministério Público vai expedir uma série de recomendações estabelecendo prazos para que todas as irregularidades constatadas sejam sanadas.

O Procurador da República, Bruno Lamenha, calcula que já no início do próximo ano será realizada uma nova audiência pública para que seja tomado conhecimento acerca de todas as medidas tomadas. O representante do MPF destacou ainda que apesar das dificuldades, as visitas às escolas permitiram encontrar profissionais engajados e motivados na busca pela melhoria da educação.

Esse momento é único, é histórico na cidade de Currais Novos. Essa discussão com a comunidade, o Ministério Público e com o prefeito ouvindo as nossas dificuldades é um contexto todo diferente que nunca aconteceu”, comemorou a diretora do Centro de Ensino Rural, Yelina Veronica.

Durante a reunião, um dos problemas apontados pela diretora do centro de ensino rural foi a falta de um veículo para que as escolas mais distantes sejam visitadas com uma maior frequência, além da falta de telefones. O prefeito Vilton Cunha chegou a assumir o compromisso de resolver a questão nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...