3 de março de 2015

COMBATE À DESERTIFICAÇÃO TERÁ PROJETOS UNIFICADOS COM OS ESTADOS DO RN E PB

O desafio de pensar e unir ideias de forma conjunta e não isoladas, com ações impactadas no combate à desertificação tendo como área prioritária os dois seridós, do Rio Grande do Norte,(RN) e da Paraíba,(PB), já que ambos tem a mesma natureza de biodiversidade e sofrem com o processo de desertificação, uniram representantes dos governos do RN, da PB, RN Sustentável, da FAO, do MMA, INSA e UNCCCD para numa ação articulada desenvolverem um projeto piloto de combate à desertificação.

Francisco Campelo( MMA) e Ana Guedes ( RN Sustentável)

Um grupo de trabalho formado por representante de todas as entidades presentes ficou encarregado de desenvolver alinhado com o Plano Nacional de Combate à Desertificação, que tem como prioridade as duas regiões do Seridó, (RN e PB), um pré-projeto, que será discutido com os dois governos. O prazo dado a esse grupo de trabalho foi de 20 dias.

O projeto buscará integrações das ações já existentes como recuperação do solo, manejo de paisagens, manejo de recurso naturais, recuperação de áreas naturais, e troca de experiências de convívio com a seca garantindo que ações implementadas no combate à desertificação não sofram descontinuidade.

Luis Dias e Luis Loyola( Representantes da FAO) e Francisco Campelo (MMA)


"Uma característica comum nos dois seridós é que a vegetação em algumas cidades já está escassa devido ao consumo de lenha. Alguns agricultores já não conseguem ter renda. As áreas estão degradadas", disse José Procópio, Ponto Focal Nacional da Convenção de Combate à Desertificação por Seca Grave e/ou Desertificação (UNCCCD).

"Queremos dá apoio e suporte para as iniciativas que serão implementadas, sempre resgatando toda essa preocupação do combate à desertificação", disse, Francisco Campelo, MMA.


Participaram da reunião os consultores da FAO para o Banco Mundial Luis Dias e Luis Loyola, o chefe do escritório da FAO para o nordeste Ricardo Padilha, representante do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Campelo, representantes do INSA, Ignacio Salcedo e Leonardo Tinoco, Ponto Focal Nacional UNCCCD José Procópio, a gerente do RN Sustentável Ana Guedes e equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMISSÃO DA CÂMARA DOS EUA APONTA ‘CAMPANHA DE CENSURA NO BRASIL’

A Comissão de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, equivalente à CCJ da Câmara brasileira, divulgou nesta quar...