24 de setembro de 2013

GOVERNO DO ESTADO E MDA ENTREGARÃO MAIS 131 CAMINHÕES PIPA PARA MUNICÍPIOS DO RN

Carro pipa Foto Elisa ElsieDando prosseguimento às ações de combate e convivência com esta que é considerada a maior seca dos últimos 50 anos, o Governo do Estado entregou 18 caminhões pipa para prefeitos potiguares na manhã desta segunda-feira (23). Além destes, outros 131 veículos de mesmo porte serão entregues nas próximas semanas. Recursos federais na ordem de R$ 37 milhões, ao todo, foram investidos para a aquisição destes 149 equipamentos.

De acordo com o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RN, Raimundo da Costa Sobrinho, a entrega dos caminhões pipa vem para complementar o trabalho já iniciado com a entrega de 163 retroescavadeiras, 149 motoniveladoras, 80 caminhões caçambas e 36 pá carregadeiras. “São ações integradas, uma vez que os equipamentos entregues possibilitaram a melhoria das estradas pelas quais os caminhões pipa agora vão trafegar. Então, aquelas áreas em que não se imaginava que poderiam receber água pelo caminhão pipa agora podem. Precisamos continuar dialogando com as comunidades rurais para encontrarmos mais formas de minimizar os efeitos da estiagem e é isso que estamos buscando”, explica o delegado do MDA no RN.

Raimundo da Costa Sobrinho enfatiza que todos os caminhões pipa já estão comprados e que, por isso, o tempo para a entrega pode ser reduzido. Segundo ele, a meta do Governo Federal é de realizar a entrega dos veículos até o próximo mês de fevereiro. Porém, a intenção do Governo do Estado e do MDA no RN é antecipar este prazo para até dezembro deste ano. “Como todos os equipamentos já estão comprados, estamos dependendo agora apenas da entrega do fabricante. Como são cerca de 2 mil caminhões pipa para todo o semi-árido brasileiro, a entrega tem sido feita de forma escalonada e ainda teremos mais três lotes para o Rio Grande do Norte”,completa.

A aquisição destes equipamentos tem sido possível por meio de uma importante parceria entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que intensificaram as medidas estruturantes e emergenciais no interior do Rio Grande do Norte. Os equipamentos vão apoiar também o conjunto de obras realizadas pelo Governo do Estado, como a perfuração e aparelhamento de poços, construção de 17 mil cisternas, além de mais de 700 quilômetros de adutoras, construção de mais de mil barragens submersas e das barragens de Umarizeira, Santa Cruz, Poço de Vara, Pedra Branca e Oiticica que já está em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA! ACIDENTE ENTRE VAN DE ESTUDANTES E TRATOR DEIXA MORTOS NO SERTÃO DA PB

Um acidente entre uma van, que transportava estudantes, e um trator, na noite desta segunda-feira (22), deixou ao menos duas pessoas mortas,...