30 de agosto de 2023

‘DE RECRUTA A PRIMEIRO LUGAR NO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTO DAS ARMAS’; EXÉRCITO BRASILEIRO PUBLICA TRAJETÓRIA DE JARDINENSE QUE SE DESTACOU NA CARREIRA MILITAR

O Terceiro-Sargento Marcelo Cavalcante de Souza carrega uma história de vida marcada por superações e conquistas. Desde sua infância humilde em Jardim do Seridó, Marcelo trilhou um caminho repleto de desafios, alistando como soldado do Exército, até se tornar primeiro colocado no Curso de Formação de Sargento das Armas e realizar cursos de destaque no Brasil e no Exterior.

 

Aos 4 anos, a perda do pai em um acidente doméstico impôs grande desafio à sua mãe, Dona Terezinha, que criou sozinha  Marcelo e seu irmão mais velho. Marcelo persistiu em sua jornada educacional, frequentando escolas públicas. Determinado a buscar melhores oportunidades, ele se mudou para a capital após concluir o ensino médio e, seguindo os passos de seu pai, ingressou nas fileiras do Exército em 2011.

 


 

A trajetória no Exército Brasileiro

 

O percurso de Marcelo junto ao Exército Brasileiro teve início ainda em 2011, quando se alistou no serviço militar obrigatório e ingressou como recruta no 7º Batalhão de Engenharia de Combate. Desde então, aproveitou todas as oportunidades oferecidas pela Força. Já em 2012, Marcelo se tornou parte do efetivo profissional, e concluiu, em 2013, o Curso de Formação de Cabos. Seu destaque entre os colegas o levou a ingressar no Curso de Formação de Sargentos Temporários, em 2014, formando-se em agosto do mesmo ano.

 

Porém, a paixão pela profissão militar o impulsionou a almejar novos desafios. Ele prestou concurso para a Escola de Sargentos das Armas e foi aprovado para o ano de Instrução 2015. Dessa forma, passou a integrar o 23º Batalhão de Caçadores, em Fortaleza (CE), onde deu início ao Curso de Formação de Sargentos das Armas.

 

Demonstrando o mesmo entusiasmo de seus primeiros dias no serviço militar, Marcelo alcançou o 1º lugar geral do Brasil no período básico da Escola de Sargentos das Armas. No início de 2016, apresentou-se em Três Corações para concluir a formação. Durante o período de qualificação, realizou o Estágio de Mergulho a Ar e Resgate, do Centro de Instrução de Operações Especiais. Em 25 de novembro de 2016, formou-se Sargento da Arma de Engenharia, conquistando novamente o primeiro lugar.

 

O comprometimento de Marcelo não parou por aí. Em 2017, participou de atividades militares em Santiago, no Chile. Nos anos de 2018 e 2019, foi chefe de equipe de perfuração de poços, trabalhando em obras de cooperação e contribuindo com o Sistema de Engenharia no nordeste brasileiro. Realizou, ainda, o Curso de Monitor pela Escola de Educação Física do Exército. Neste ano, foi selecionado para o Curso de Líderes de Pequenas Frações (Basic Leader Course), realizado no Fort Benning, nos Estados Unidos.

 

Hoje, como Terceiro-Sargento, Marcelo é auxiliar da Seção de Operações do 7º Batalhão de Engenharia de Combate, o mesmo batalhão onde incorporou como recruta. Sua história é um exemplo de superação, dedicação à profissão e busca constante por aprimoramento técnico. Com fé na missão e determinação, está trilhando um caminho vitorioso e inspirador para as frações que lidera e para aqueles que desejam ingressar no Exército Brasileiro.

Um comentário:

  1. BOM DIA!
    GRANDE EXEMPLO DE PERSISTÊNCIA E SUPERAÇÃO!
    MAIS UM JARDINENSE SE DESTACANDO PELO MUNDO!
    QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO ESSA BRILHANTE TRAJETÓRIA!

    ResponderExcluir

PAI E FILHO MORREM EM COLISÃO ENTRE MOTO A CARRO NO INTERIOR DO RN

Um acidente entre um moto e um carro, matou, Alcimar Dantas, “Cimar’, e seu filho, Yure, de 13 anos, ambos residentes em Monte Alegre.  ...