26 de agosto de 2020

SAÚDE DOS OLHOS: ESPECIALISTA EXPLICA COMO CUIDAR DA VISÃO E EVITAR PROBLEMAS SÉRIOS

É estimado atualmente, que a cegueira afeta 39 milhões de pessoas em todo o mundo e que 246 milhões sofram de perda moderada ou severa da visão. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e constam no recente documento "As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019", elaborado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).  

 

O oftalmologista do Sistema Hapvida, Breno Barth, esclarece que as principais doenças que afetam a visão ''são os erros refrativos, como a miopia, astigmatismo e hipermetropia. As causas dependem, mas são corrigidas com uso de óculos, lentes de contato ou cirurgias''. Dentre alguns outros problemas oculares citados pelo especialista, se não tratadas por médicos podem levar à graves problemas ou até a cegueira.

 

 

''O glaucoma, retinopatia diabética e catarata se não acompanhadas podem levar a cegueira. O glaucoma como sabemos é a principal causa de cegueira irreversível no mundo, então sua prevenção é de total importância para que se evite distúrbios maiores. Já a catarata, é a principal causa reversível com a cirurgia, o paciente consegue voltar à vida normal. A retinopatia diabética deve ter um acompanhamento muito rigoroso para evitar deslocamento da retina e cegueira visual'', explica o médico do Hapvida.

 

 

Dá para prevenir a perda de visão

Uma das estratégias para evitar a perda de visão, é conscientizar as pessoas a não esperarem o aparecimento de sinais ruins para procurar o médico oftalmologista. Mas, Breno Barth alerta para '' um dos principais sintomas de que tem um problema de visão é realmente você não enxergar bem. Só que, além disso tem a dor de cabeça, dores na região frontal. O ideal é que a consulta oftalmológica seja realizada anualmente, para verificar a pressão intraocular, verificar a córnea, a retina, e também se tem algum distúrbio refrativo ou uma pequena miopia que esteja levando a uma perda na qualidade de vida''. 

 

Cuidados com lentes dos óculos

 

Uma dúvida muito comum é sobre o período em que os óculos devem ser trocados. Por isso, segundo o oftalmologista do Hapvida Saúde anualmente os óculos devem ser trocados. ''Com a maresia, sol, suor e a utilização ao decorrer do tempo, as películas de proteção que existem nas lentes vão perdendo qualidade e deteriorando'', reforça. 

 

 

Por falar em lentes, a forma correta de uso e higienização das lentes de contato também são essenciais. '' Existem as lentes de contato usadas diariamente, mensalmente e anualmente. Atualmente a lente mais utilizada é a mensal e não devem extrapolar o período de um mês, após isso é necessário trocar. Todas devem ficar em um estojo limpo, que, se possível, também trocado mensalmente ou a cada 2 meses e com produtos recomendados por laboratórios. Não se pode dormir com lente de contato'', finaliza Breno Barth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...