28 de setembro de 2016

FONTES RENOVÁVEIS SERÃO DESTAQUE NO PLANO INTEGRADO DE DESENVOLVIMENTO

O Governo recebeu nesta terça-feira (27) o diagnóstico preliminar da área de energia do projeto Eixos Integrados de Desenvolvimento.  O consórcio Proyfe/Diagonal apresentou as análises iniciais das informações já coletadas e traçou um esboço do que será anexado ao plano estratégico final junto aos demais eixos de desenvolvimento que, além de energia, contempla transporte, tecnologia de informação, capacitação e desenvolvimento industrial.
 
 
 

 
 
A reunião foi coordenada pelo secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira e contou com a participação de representantes do consórcio, do comitê gestor do projeto e de técnicos do CTGÁS.

 
Especialista em energia, o consultor do consórcio Proyfe/Diagonal Ricardo Furtado afirmou que o diagnóstico está praticamente finalizado. “Com essa etapa do diagnóstico concluída, vamos elaborar o plano de energia articulado com os outros eixos, dando destaque às fontes renováveis, que têm um potencial muito grande no Rio Grande do Norte. Basicamente estamos pensando no aumento da participação da energia eólica no Estado. A área de energia é muito promissora, especialmente a eólica e a solar”, disse o especialista, que também identificou o principal gargalo no setor. “O principal gargalo é a transmissão. Os indicadores nos mostram que a rede básica não está muito confiável. Temos que reforçar o sistema de transmissão”, comentou.
 

Convidados pela SEPLAN para conhecer o projeto e a apresentação preliminar do eixo de energia, os técnicos do CTGÁS elogiaram a iniciativa. “A importância é máxima. Se você não planejar, antevir, diagnosticar a situação do Estado, não consegue saber aonde vai chegar. Esse trabalho é de máxima importância para o futuro do Estado. Fiquei bastante satisfeito com o que vi, estão no caminho certo”, afirmou o diretor de tecnologias do CTGÁS Paulo Fernando dos Reis.

 
Na mesma linha, a diretora executiva do CT Gás Cândida Amália de Lima destacou a preocupação do Governo em trabalhar de forma articulada em várias áreas. “O planejamento estratégico é fundamental no setor público e privado. Essa preocupação do Governo em fazer planejamento integrado em vários eixos é muito importante. Estamos à disposição para contribuir com o que pudermos. Identificar o potencial real do Estado é fundamental”, disse.  

 
O secretário da SEPLAN e coordenador do projeto Eixos Estratégicos de Desenvolvimento Gustavo Nogueira ressaltou a importância do diagnóstico apresentado e destacou que o ponto alto do projeto está na articulação com os demais eixos de desenvolvimento. “Fiquei satisfeito com essa apresentação preliminar, mas o brilho maior estará na integração dos eixos. O papel desse eixo é trabalhar a questão do suprimento de energia do Estado, mas sem esquecer o propósito maior, voltado para o desenvolvimento. Daí a necessidade de pensarmos todos os eixos de forma articulada”, disse.  
 
 

Projeto
 
 

O Plano Estratégico de Consolidação dos Eixos Integrados de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte é um projeto que envolve cinco áreas e vai indicar os potenciais de desenvolvimento não aproveitados pelo Estado. Os cinco eixos do projeto são: Micrologística do Transporte de Cargas; Desenvolvimento Industrial (PDI); Energia; Telecomunicações e de Tecnologia da Informação; e Capacitação do Capital Humano. O projeto é financiado com recursos do tesouro estadual por meio de financiamento do Banco Mundial/RN Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMISSÃO DA CÂMARA DOS EUA APONTA ‘CAMPANHA DE CENSURA NO BRASIL’

A Comissão de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, equivalente à CCJ da Câmara brasileira, divulgou nesta quar...