1 de dezembro de 2013

EMPRESA PRETENDE COLETAR LIXO SERIDOENSE POR TRINTA ANOS

Diretores da Empresa EDBR estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira na Agência de Desenvolvimento do Seridó – Adese com os Prefeitos de Caicó, Roberto Germano, e de São Fernando, Genilson Maia. O objetivo da reunião foi apresentar o projeto de destinação de lixo para as cidades do Seridó, através de uma licença de trinta anos concedida pelos Municípios.

SAM_3168

Pretendemos escolher uma área em Caicó que esteja de acordo com as regras ambientais para instalar a empresa. Vale ressaltar que não terá custos para o Município e, através da licença, poderemos coletar o lixo para ser reciclado como matéria prima em fábricas que reciclam resíduos sólidos. É uma forma de resolvermos o problema do lixo de forma definitiva”, disse Nazareno Neres, Consultor Internacional de Energias Renováveis.

O Projeto de destinação de resíduos sólidos surgiu na Alemanha e é financiado por um grupo de americanos. A destinação é de 100% do lixo que, após a reciclagem, transforma-se em energia eólica. Essa tecnologia inovadora é conhecida de gaseificação, que transforma esses rejeitos em uma mistura de gases combustíveis, ou seja, energia na forma de gás síntese.

Viemos ouvir esse projeto que é muito importante, pois os Municípios têm até o próximo ano para acabar com os aterros sanitários. A proposta é que Caicó, por ser sede região, possa ter a empresa instalada para a coleta do lixo das 25 cidades do Seridó. Nós temos um consórcio dos Municípios e vamos marcar uma nova reunião com os Prefeitos para que possamos ter alguma definição mais clara”, destacou Roberto Germano.

Para o Prefeito de São Fernando, Genilson Maia, a ideia é bastante interessante e pode ser a solução para a destinação dos resíduos. “O que eles querem é uma concessão do Município para garantir o fornecimento do lixo por trinta anos sem custos para as cidades. Eu acho interessante, pois vamos resolver esse problema do lixo por um custo muito baixo e, ainda, teremos a oferta de emprego para a região, uma vez que a empresa pretende se instalar em Caicó”, explicou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍCIA CIVIL DO RN ELUCIDA CRIME E PRENDE SUSPEITO DE MATAR PSICÓLOGA NO INTERIOR DO RN

Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia de Assú (97ª DP), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Investiga...