26 de dezembro de 2011

POLÊMICA! BRIGA TRAVADA ENTRE PREFEITURA E DONO DE AÇUDE CHAMA A ATENÇÃO DA POPULAÇÃO E MOBILIZA PM AMBIENTAL

Uma verdadeira “briga” travada entre o atual proprietário do Açude Comissão que fica na zona urbana do município de Jardim do Seridó e a prefeitura local, chamou a atenção da população da cidade nesta manhã de domingo de natal, quando a PM local e a PM Ambiental de Caicó estiveram no local a pedido de um funcionário da Secretaria Municipal de Agricultura.




Acontece que o proprietário do açude, de posse de um laudo técnico e de projeto assinado por um engenheiro, começou na construção de uma comporta reguladora do nível da água do açude, alegando que o mesmo precisa da mesma para evitar seu rompimento durante o período chuvoso, o que não está sendo aceito pela prefeitura.


O fato é que o caso não será fácil de ser resolvido, tendo em vista que o açude fica em uma propriedade particular, mas que já foi tido como sendo público, além é claro, do fato do mesmo não servi para consumo humano, tendo em vista que os esgotos de vários bairros da cidade são jogados dentro de suas águas sem nenhum tratamento.





Esse é o mesmo açude que tempos atrás eu tentei através do programa que eu apresentava em uma emissora de rádio, resolver as questões sociais, quando seu ex-proprietário o alugou para criação de peixes, e que o inquilino colocou várias “aratacas” para ninguém passar perto dos peixes, mas não tive apoio de ninguém, tendo apenas contado com alguns moradores liderados pelos amigos “Jacson do Cartório” e “Galego da Padaria” em outro episódio em que o mesmo corria risco de rompimento, tendo os citados levantado recursos para evitar a tragédia.




O proprietário do açude, “Nelsinho Clodomiro”, por várias vezes sugeriu perante a PM Ambiental ao funcionário da prefeitura que o mesmo assinasse um terno de compromisso garantindo que o açude não tem perigo de rompimento no período chuvoso, que o mesmo não concluiria a obra, mas a proposta não foi aceita. A Polícia Ambiental fez todos os procedimentos, e o proprietário agora aguardará a visita do IDEMA, que deverá analisar o caso e tomar as providências cabíveis.



Do blog: Esse açude não passa de uma lagoa de captação de esgotos sem nenhum tratamento. Infelizmente o poder público não está preocupado com a questão ambiental, senão faria alguma coisa para evitar a poluição de suas águas através dos esgotos. Esse sim é um crime ambiental!





3 comentários:

  1. Queiram ou não, o Açude da Comissão é um patrimônio histórico da população de Jardim do Seridó e se ainda não foi, precisa urgentemente ser tombado pelo patrimônio cultural do Município, do Estado ou mesmo Nacional. Se isso ainda não foi feito é uma prova de ignorância sem tamanho dos nossos dirigentes políticos. E se suas águas estão sendo contaminadas com esgotos domésticos é uma irresponsabilidade descomunal dos poderes constituídos e uma prova que não existe nenhuma preocupação dos nossos administradores com a saúde pública dos jardinenses. Isto é vergonhoso em todos os sentidos!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário do prof.Carlão,queira ou não já era para este açude esta tombado pelo patrimônio cultural do município,Se isso ainda não foi feito e uma prova de desconhecimento da nossa constituição tanto da federal como a nossa estadual e a lei organica do municipio,pois nelas estão bem claras o que se deve fazer,e a respeito da poluição,deste açude cabe aos órgãos competentes do nosso estado IDEMA OU IBAMA não só fiscalizar este açude mas tbm o rio seridó através de seu canal de drenagem que jorra seus esgostos á céu aberto no leito do rio sem nenhuma lagoa para o tratamento dos degetos. Fica aí Paulinho, a respeito do Açude ao invés de elaborar projetos através do PAC para melhoria do municipio ficam perseguindo quem realmente quer trabalhar, essa imcompetencia desenfreada sem escrupulo e sem conheçimento das legislações ambientais, digo porém, vá trabalhar prefeitin vergonhoso para nossa saudosa Jardim do seridó, um filho nascido e criado nesta terra mas que só faz o mal para ela, acorda meu povo imcompetÊncia já basta.

    ResponderExcluir
  3. Agente acabou de ver em tud o que é de imprensa que o pequeno municipio de sao jose do serido, diga-se de passagem muito bem administrado hoje, recebeu mais de 3 milhões do PAC. Cadê as lideanças que fazem parte do governo federal que foram apoados pelo prefeito? cadê a governadora que até o momento o que fez por jardim foi diminuir o leite de 3 para 1 litro por semana? Saõ todos fracos

    ResponderExcluir

SOBE PARA 39 O NÚMERO DE MORTOS PELA ENCHENTE NO RS

O último balanço divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul no início da tarde desta sexta-feira (12) mostra que subiu para 39 o número d...