4 de fevereiro de 2009

O INVERNO VAI SER NORMAL NO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR

Foi realizada nos dias 19 e 20 de janeiro de 2009, em Fortaleza - CE, a III Reunião de Análise Climática para o Semi-árido da Região Nordeste. Meteorologistas, pesquisadores e técnicos dos Estados nordestinos, bem como, do CPTEC/INPE, INMET, UK-METOFFICE, IRI, IRD, Universidades e Institutos de Pesquisa, para a elaboração do prognóstico climático para a estação chuvosa do semi-árido nordestino e norte da Região Nordeste do Brasil, com ênfase no trimestre: fevereiro, março e abril. Foram avaliadas as condições dos Oceanos Pacífico e Atlântico, e os resultados de modelos dinâmicos globais e regionais e de modelos empíricos de diversas instituições.

Considerando-se o relativo consenso entre os prognósticos desses modelos, mas levando-se também em conta as incertezas relativas à evolução da temperatura da superfície do Atlântico, atribuiu-se o seguinte conjunto de probabilidades para o total de chuvas no trimestre (fevereiro, março e abril) no norte do Nordeste como um todo: 40% em torno da média histórica, 35% que chova acima da média histórica e 25% de probabilidade que o inverno seja abaixo da média histórica. Por ser uma característica das chuvas no Nordeste, não se deve esperar uma distribuição uniforme, nem por toda a região nem ao longo de toda a estação chuvosa.
Fonte: Emparn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA! TEMPORAIS NO RS DEIXAM DEZENAS E MORTOS E FERIDOS

O Rio Grande do Sul registrou, até o início desta sexta-feira (3), 32 mortes e 60 desaparecidos em razão dos temporais que atingem o estado ...