27 de abril de 2016

DEFESA CIVIL CONDENA IMÓVEIS DO 'MINHA CASA, MINHA VIDA' EM CIDADE DO PE

Imóveis do programa do governo federal "Minha Casa, Minha Vida" foram condenadas pela Defesa Civil de Catende, na Mata Sul de Pernambuco. Na quadra 5 do condomínio residencial Alto da Jaqueira, as residências apresentam problemas estruturais: rachaduras nas paredes e calçadas, portas cedendo e piso desnivelado. Pelo menos 12 casas já estão comprometidas por "erro de engenharia", segundo a Defesa Civil.
 
 
Casas com problemas estruturais foram condenadas pela Defesa Civil (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)
 
 
O conjunto habitacional tem 983 casas - a obra, entregue há quase dois anos, foi orçada em R$ 41 milhões. Por meio de nota, a Caixa Econômica Federal informou que não pode apontar culpados e que medidas serão tomadas depois da análise de documentos. O banco afirmou que no residencial há 41 unidades invadidas e que estão sob processo judicial de reintegração de posse. 
 
A Defesa Civil do município orientou os moradores da quadra 5 a deixarem os imóveis. O relatório do órgão aponta que as casas foram construídas em cima de um aterro.
 
O coordenador da Defesa Civil municipal, Paulo Ricardo Lins, disse que "o resultado da análise que foi feito juntamente com a Codecipe [Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco]. Após o levantamento de áreas de riscos, que fazemos periodicamente, foi constatado que a quadra 5 está totalmente comprometida por má compactação do solo. Foi erro de engenharia mesmo".
 
Segundo ele, o solo da quadra está cedendo. "Ela está movimentando o solo, encharcando com as fortes chuvas e colocando os moradores em situação de risco. Já foi feita a documentação necessária, administrativamente por parte do município e do estado e enviado para a Caixa". Ricardo Lins afirmou que as rachaduras são cada vez mais visíveis e que não há local para alocar as pessoas.

 A Caixa Econômica Federal informou também que notificou a prefeitura de Catende, a construtora responsável pela obra e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) entre os dias 18 e 20 de abril, para que apresentem as manifestações sobre os relatórios.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...