28 de junho de 2020

MPF E MPRN RECOMENDAM QUE PREFEITURA E SECRETARIA CUMPRAM SISTEMA DE REGULAÇÃO DE LEITOS EM NATAL

O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte expediram na sexta-feira (26) uma recomendação para que a prefeitura de Natal cumpra o sistema regulatório de leitos estabelecido no estado, por meio da plataforma Regula RN. De acordo com o documento, a não atualização do dispositivo pela capital potiguar dificulta o fluxo de admissão de pacientes para tratamento da Covid-19. 





O procurador da República Fernando Rocha ressaltou que o "sistema, além de ser totalmente digital, garante a celeridade, independência, isonomia e, principalmente, transparência na gestão da regulação dos leitos de Covid-19 no Rio Grande do Norte". 




A recomendação aponta que prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde e diretorias das unidades de saúde de Natal devem atualizar, na plataforma Regula RN, as informações sobre número de leitos disponíveis para a Covid-19 e os bloqueados, classificando-os em UTI, semi-intensivo e enfermaria/retaguarda, assim como a quantidade de respiradores em funcionamento, quebrados e em manutenção. 




"Infelizmente, obtivemos diversas denúncias, especialmente do Conselho Municipal de Saúde, de que o Hospital de Campanha de Natal e o Hospital Municipal de Natal estavam desobedecendo o sistema de regulação", comentou o procurador. "Isso ofende drasticamente e claramente o princípio da isonomia e cria um verdadeiro 'fura-fila' em um momento tão crítico de pandemia. Nós do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Rio Grande do Norte expedimos agora, especificamente, uma recomendação, sob pena de responder por atos de improbidade administrativa, ao prefeito municipal de Natal, ao secretário municipal de Saúde e aos diretores das unidades de saúde para que respeitem o sistema de regulação única, o Regula RN", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...