26 de dezembro de 2018

EM BÊNÇÃO DE NATAL, PAPA FRANCISCO PEDE FRATERNIDADE: “SOMOS TODOS IRMÃOS”

A fraternidade foi o tema escolhido pelo papa Francisco para a tradicional benção de Natal “Urbi et Orbi”, proclamada nesta terça-feira, 25, na Praça São Pedro, no Vaticano.





Do alto do balcão que dá à Praça, o argentino Jorge Mario Bergoglio afirmou que o Natal confirma que todos têm Deus como pai e, portanto, são irmãos.





O que Jesus nos ensinou é que Deus é o pai e somos todos irmãos. Por isso, desejo, neste Natal, que haja fraternidade entre as pessoas de vários países e culturas, de ideias diversas, de religiões diferentes”, afirmou o Papa.





As nossas diferenças não são um dano ou um perigo, mas sim, uma riqueza, como para um artista que quer fazer um mosaico… é melhor ter peças de várias cores”, defendeu. O Papa admitiu que, “como uma família, nem sempre estamos de acordo, mas mantemos uma ligação”. Nesse contexto, Francisco pediu que a “fraternidade” encoraje o diálogo entre israelenses e palestinos para colocar fim a um conflito que dura mais de 70 anos. “Que o menino Jesus permita que a Síria encontre a fraternidade depois de todos esses anos de guerra. Também penso no Iêmen, penso na África, onde milhões de pessoas estão desabrigadas ou refugiadas”, disse o Papa.




Que o Natal restituía os vínculos fraternos na península coreana. Que conceda à Venezuela a possibilidade de encontrar a concórdia para o desenvolvimento do país e proteção dos mais necessitados da população”, acrescentou, dizendo ser sempre “a favor da paz, de qualquer país e cultura”.




Francisco também citou a Nicarágua em sua benção de hoje, “a fim de que as divisões não prevaleçam e se possa construir, juntos, o futuro do país”.





Envio, particularmente, uma mensagem a todas as pessoas em contexto difícil, para não dizer hostil, onde a comunidade cristã é minoria, às vezes, desconsiderada. Que eles possam ter seus direitos respeitados, sobretudo a liberdade religiosa”, pediu o líder católico.






A benção “Urbi et Orbi” (À cidade e ao mundo, em latim) é proclamada todo dia 25 de dezembro, ao meio-dia de Roma (9h de Brasília, 8h de Natal). Na noite de segunda-feira, 24, Francisco presidiu a tradicional missa de Natal na Basílica de São Pedro, ocasião em que criticou a ganância, a cobiça, o egoísmo e o consumismo humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTIDADES CRITICAM LULA POR NÃO CONDENAR ATAQUES DO IRÃ

A decisão do governo Lula de não condenar os ataques do Irã contra Israel, iniciados neste sábado (13), foi criticada por entidades judaicas...