6 de dezembro de 2016

DEPUTADA CRISTIANE DANTAS DESTACA IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PERITO CRIMINAL

No seu pronunciamento durante a sessão plenária desta terça-feira (6), a deputada Cristiane Dantas (PCdoB) ressaltou a importância do trabalho do perito criminal, cuja data foi instituída nacionalmente como o dia 4 de dezembro. A parlamentar destacou que os profissionais desempenham uma tarefa que se torna imprescindível a cada dia.
 
 
 
 
 

 
 

Cabe ao perito criminal o estudo da cena do crime e dos demais vestígios, lançando mão de ferramentas essenciais na busca da verdade material dos fatos, num cenário em que o crime tem se utilizado dos mais diversos mecanismos”, afirmou a deputada.
 
 


A data foi instituída no dia 4 em homenagem ao perito Otacílio de Souza Filho, patrono da categoria, que nasceu nesse dia e morreu tragicamente   vítima de uma queda de um precipício, ocorrida enquanto desempenhava o seu trabalho, realizando a perícia de duas mortes.
 
 


A parlamentar citou a atuação desses profissionais a favor da justiça, agindo na cena do crime em busca de provas técnicas, na análise científica dos vestígios a fim de colaborar para a elucidação de crimes. “As atividades dos peritos são de grande responsabilidade e eles tem uma formação especializada para exercer a profissão”, disse.
 


Campanha
 

Outro destaque do pronunciamento da parlamentar foi a Campanha do Laço Branco, iniciada nesta segunda-feira,  (05), que fortalece as ações de combate à violência contra a mulher. A data é alusiva ao assassinato de 14 mulheres no Canadá, por ingressarem na faculdade de engenharia. Marc Lepine as assassinou por considerar invasão “num universo masculino” e depois se suicidou.
 
 


Esta tragédia ficou conhecida como o “Massacre de Montreal”, a partir da qual um grupo de canadenses criou o movimento para repudiar a atitude. O movimento pela paz ganhou o nome de “Campanha do Laço Branco – Homens pelo fim da violência contra a mulher”, comemorada nesta terça-feira,  (06).
 


A parlamentar parabenizou ainda a equipe da TV Ponta Negra pela conquista de um dos prêmios de jornalismo do Ministério Público Estadual.

0 comentários:

Postar um comentário