5 de fevereiro de 2016

CARDIOLOGISTA ALERTA PARA O CONSUMO EXAGERADO DE ENERGÉTICOS DURANTE O CARNAVAL

O carnaval é uma verdadeira maratona. Contando com a data da abertura até o dia oficial da festa, são sete dias de intensa folia. Para aguentar tanto tempo de desgaste físico e horas de sono perdidas, o folião acaba abusando do consumo de energéticos e colocando a saúde em risco, especialmente o coração.

De acordo com o cardiologista Newton Rodrigues, a fórmula dessa bebida é composta por substâncias como a cafeína e similares, que atuam no sistema nervoso central e, por isso, provocam um efeito excitante, causando euforia, diminuindo o cansaço e o sono. “A ingestão exagerada de energéticos pode provocar taquicardia, arritmia e confusão mental. Caso o paciente já apresente alguma propensão a problemas cardíacos, existe um risco muito grande de sofrer um infarto agudo do miocárdio ou arritmias graves”, alerta.

Porém não são apenas os que já sofrem de alguma doença cardíaca que estão vulneráveis, pessoas diabéticas, obesas, tabagistas e usuários de medicação psicotrópicas (antidepressivos, calmantes e sedativos) também devem ficar atentos, pois se enquadram em grupos de risco e podem sofrer graves consequências.     

 
Segundo o cardiologista, apenas uma latinha é o limite diário permitido nessas ocasiões. Outra prática muito comum nesses eventos é a mistura de energéticos com bebida alcóolica. Essa combinação, que não é aconselhada nem mesmo nos rótulos desses produtos, inibe a sensação de embriaguez aumentando o risco de intoxicação.
 
Outros sintomas podem ser sentidos e é preciso ficar atento. “Se, após o consumo dessas substâncias o folião sentir uma agitação diferente, insônia, confusão mental, palpitações, taquicardia ou ainda perda de consciência, é preciso que ele seja encaminhado imediatamente para uma emergência hospitalar”, destaca Newton Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍCIA CIVIL DO RN ELUCIDA CRIME E PRENDE SUSPEITO DE MATAR PSICÓLOGA NO INTERIOR DO RN

Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia de Assú (97ª DP), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Investiga...